Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Tuane Eggers

MCN Univates organiza evento virtual gratuito sobre botânica

Postado as 14/05/2021 11:07:48

Por Lucas George Wendt

O Dia da Fascinação pelas Plantas e o Dia Internacional dos Museus dividem a mesma data: 18 de maio. Para celebrar a ocasião, a equipe do Museu de Ciências (MCN) Univates está programando um evento. 

Será realizada a palestra virtual “Grupos botânicos e o fascínio pelas plantas”, que tem como objetivos estimular o encantamento pelas plantas e chamar a atenção para a importância do estudo da botânica para a conservação do meio ambiente. O evento acontece no dia 18 de maio, a partir das 19h. Para mais informações, acesse www.univates.br/eventos. A atividade é gratuita e aberta a toda a comunidade interessada no tema. 

Celebrado no dia 18 de maio, o Dia da Fascinação pelas Plantas foi criado pela Organização Europeia de Ciência de Plantas (EPSO) para despertar o interesse e o fascínio pelas plantas e destacar sua importância. Comemorado no mesmo dia, o Dia Internacional dos Museus objetiva incentivar a população a visitar e apreciar os museus. 

Tuane Eggers

 

Os palestrantes 

A atividade virtual será uma mesa-redonda com a participação de três botânicos convidados e a mediação da professora doutora Elisete Maria de Freitas, pesquisadora da área de Botânica e curadora do Herbário do Vale do Taquari (HVAT).  

Juçara Bordin: graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), mestrado e doutorado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica de São Paulo. 

Gustavo Hiroaki Shimizu: graduação em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), mestrado e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

Felipe Gonzatti: graduação em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) pela UCS, mestrado e doutorado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Fascínio pelas plantas 

O HVAT, que tem em seu acervo mais de 5 mil exemplares de plantas, é uma das coleções mantidas pelo MCN. Diversos estudos de mestrado e doutorado vinculados aos programas de pós-graduação e trabalhos de conclusão de cursos de graduação utilizam de alguma forma o acervo em suas pesquisas, constituindo um importante espaço para a promoção do conhecimento sobre conservação e distribuição das espécies.

MCN Univates: 21 anos de educação e divulgação científica 

Em maio, além de celebrar o Dia Internacional dos Museus, o MCN também comemora seu próprio aniversário. Em 2021, o Museu de Ciências completa 21 anos de atividades. O espaço recebeu, ao longo de duas décadas, mais de 100 mil visitantes, que puderam aprender mais sobre ciências com seus acervos e exposições. As coleções somam mais de 135 mil itens e tombos de patrimônio pertencentes ao Vale do Taquari e a outras regiões do Brasil. 

Enquanto laboratório, o MCN Univates é um espaço de iniciação científica e de capacitação técnica dos estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade, além de prestar assessorias e consultorias para a comunidade regional em suas áreas de atuação (arqueologia, história regional, preservação de fontes históricas, acarologia, botânica, ecologia e evolução, paleobotânica e evolução de biomas e zoologia). O espaço também tem como finalidades produzir conhecimento científico sobre aspectos ambientais, priorizando as dinâmicas regionais, e ser espaço para divulgação e educação científica. 

No momento, o MCN retomou as atividades presenciais. Visitas individuais e em grupo podem ser agendadas pelo e-mail mcn@univates.br.  

Divulgação