Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Curso de Ciências Biológicas EAD da Univates conta com diferencial de empréstimos de materiais didáticos

Postado as 08/07/2022 12:11:04

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Acervo pessoal

O curso de Ciências Biológicas, Licenciatura da Universidade do Vale do Taquari - Univates, ofertado na modalidade a distância, conta com o diferencial de empréstimos de materiais didáticos do Museu de Ciências (MCN). O Museu tem uma central de empréstimos das coleções didáticas de zoologia, paleobotânica e arqueologia. 

Em relação aos estudantes que estão no período dos estágios supervisionados do referido Curso, o orientador faz a ponte entre os laboratórios e as possibilidades de empréstimo. Estudantes como Maiara Pereira Maia e Jéssica Patrícia Ribeiro, do curso de Ciências Biológicas EAD, utilizaram material da Univates em suas práticas em escolas da região. 

A estudante Maiara Maia é de Taquari e estagiou no Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja. Nas suas atividades na escola, ela utilizou com os alunos lâminas de histologia. "Com a turma do 1o ano A, no laboratório de Biologia do IEE Pereira Coruja, observamos os diferentes tipos de tecidos e suas células para complementar estudos dirigidos em sala de aula”, relata. 

A estudante avalia o acesso a esse tipo de recursos como importante, pois ele oferece a oportunidade de realizar experiências com os alunos de escola pública que não têm acesso a esse tipo de material. “Foi uma surpresa saber da possibilidade de usar esses materiais fora da Univates. Ter esse tipo de apoio com certeza fez e faz a diferença na formação, principalmente dos cursos EAD”. 

Divulgação/Acervo pessoal



Já a diplomada Jéssica Ribeiro, de Encantado, que estagiou no Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini, fez o uso de fósseis de animais e vegetais da coleção do Museu. “Desenvolvi com a turma do 6° ano um estudo sobre o que era um fóssil, quais os tipos de fósseis que existiam e como é a formação de um fóssil. Além disso, eles puderam perceber em qual tipo de rocha o fóssil tinha sido encontrado”. 

 

A profissional acredita que a manipulação do material concreto instigou muito mais a curiosidade sobre o assunto, além de agregar mais valor ao momento proposto em sala de aula, fazendo com que os alunos se empenhassem mais em buscar conhecimento sobre o tema. “A possibilidade de utilizar esses recursos é de extrema importância para a construção do conhecimento, além de aguçar a curiosidade e permitir que os alunos tirem suas próprias conclusões sobre o que está sendo trabalhado, permitindo uma troca de informações entre o educador e o educando”, complementa. 

Lucas George Wendt

“O empréstimo dos materiais de laboratório, bem como de demais recursos didáticos disponíveis na Univates, enriquece as práticas dos nossos estudantes, por conta da realização de seus estágios supervisionados. Em especial, no Curso de Ciências Biológicas, Licenciatura EAD, a professora orientadora de estágios Cátia Gonçalves desenvolve a organização desses materiais. A coordenadora dos cursos de Licenciatura EAD da Univates, professora Claudia Inês Horn, relata que, inclusive, é mostrado “aos nossos estudantes os recursos que temos e suas possibilidades de interação nas escolas de Educação Básica parceiras”. 

Saiba mais

Dentre as ações desenvolvidas pelo MCN, ele possibilita empréstimos de equipamentos e de materiais didáticos da coleção para estudantes dos cursos de Ciências Biológicas da Univates, ofertados nas modalidades presencial e a distância. Além dos acadêmicos da Universidade, alunos e professores de instituições de Ensino Fundamental, Médio e Superior da região do Vale do Taquari também podem ter acesso aos materiais por meio da Central de Empréstimos do MCN.  

Para solicitar o empréstimo de itens do MCN, é necessário preencher o formulário on-line na página da Central de Empréstimos do Museu no prazo de, no mínimo, dois dias úteis antes da retirada do material. A retirada dos equipamentos ou exemplares acontece na secretaria do MCN, localizada na sala 108 do Prédio 8 da Univates. Em caso de dúvidas entre em contato com o MCN pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5505, ou pelo e-mail mcn@univates.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods-4