Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético é abordado em evento na Univates

Postado as 05/09/2022 10:12:05

Por Lucas George Wendt

O Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético - SisGen foi abordado em um evento na Universidade do Vale do Taquari - Univates na última quarta-feira. O evento foi voltado a pesquisadores e professores da Instituição atuantes em diferentes áreas do conhecimento, mas que, em suas atividades, trabalham com patrimônio genético ou materiais associados. 

Divulgação/Univates


Os palestrantes foram o Thiego de Souza Cotrin, com experiência em organizações como o Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz, e a Natália Araújo, com experiência em análise de sistemas em organizações públicas como o Superior Tribunal Militar. 

 

A legislação brasileira sobre o acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado foi instituída por meio de uma medida provisória no início da década passada. Em 2015 ela foi substituída por um conjunto de normas conhecidas como Lei da Biodiversidade que, entre outros objetivos, busca estabelecer o controle nacional sobre a biodiversidade, o patrimônio genético e o conhecimento tradicional associado do país. Conheça aqui mais detalhes sobre o SisGen. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Divulgação/Univates

Dessa forma, a Lei abraça todas as atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico realizadas com componente genético que integra a biodiversidade brasileira (exceto o conteúdo genético humano). O patrimônio genético, de acordo com a legislação, é definido como a informação de origem genética de espécies vegetais, animais, microbianas ou espécies de outra natureza, incluindo substâncias oriundas do metabolismo desses seres vivos. 

Para regulamentar as atividades em todo o país, foi o criado o Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado – SisGen, por meio do qual os pesquisadores de todo o território nacional são responsáveis por informar ao governo com quais tipos de espécies estão trabalhando e com quais já desenvolveram estudos.

Divulgação/Univates

Logo ods