Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Ação Viva o Taquari-Antas Vivo chega à sua 16ª edição no próximo sábado, Museu de Ciências estará presente

Postado as 23/03/2023 14:57:12

Por Redação Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Nathália Braga

A ação Viva o Taquari-Antas Vivo chega à sua 16ª edição no próximo sábado (25), promovendo uma programação extensa e variada nas seguintes cidades: Lajeado, Estrela, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio, Venâncio Aires e Roca Sales. O Museu de Ciências da Universidade do Vale do Taquari - Univates participará das atividades desenvolvendo ações educativas. 

A iniciativa é promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e pela Unidade Parceiros Voluntários de Lajeado, contando com a adesão de diversos parceiros locais e regionais. A ação inicia às 7h30min, nos municípios que aderiram ao projeto.

A atividade tem como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e do cuidado com o rio. A ação Viva o Taquari-Antas Vivo já se tornou referência no Vale do Taquari como o maior movimento voluntário de limpeza de rios, mobilizando cada vez mais pessoas a participarem dessa importante iniciativa.

Para mais informações sobre a ação Viva o Taquari-Antas Vivo, os interessados podem entrar em contato com a Unidade Parceiros Voluntários de Lajeado, pelo telefone (51) 3011-6900 ou pelo e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br. A ação é aberta a toda a população e conta com a participação voluntária de pessoas de todas as idades e perfis.

Divulgação

Presença da Sema

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) do RS também estará presente na ação. “É uma honra para nós, enquanto Estado, participarmos dessa ação tão tradicional na região e que envolve tantas pessoas engajadas com a causa. Esperamos contribuir ativamente para deixar o Taquari-Antas ainda mais vivo para as futuras gerações. Convidamos toda a população a participar conosco. Esta será a primeira de muitas ações como essa em que queremos estar presentes”, destaca a secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann.

Embarcação Seival

Réplica do barco de Giuseppe Garibaldi, usado na Revolução Farroupilha, o veleiro Seival trabalha com educação ambiental no Rio Grande do Sul e tem foco no cuidado com a água. 


Programação

Embarcação Seival

 

Sábado

9h – Visitação

10h – Passeio para escolas previamente inscritas na ação (capacidade máxima de 24 pessoas)

14h – Palestra/Oficina: Marinha Farroupilha – participação mediante inscrição (capacidade máxima de 30 pessoas)

16h – Passeio para convidados, autoridades e imprensa previamente inscritos (capacidade máxima de 24 pessoas)

18h às 20h – Embarcação disponível para visitação

 

Domingo

9h – Visitação

10h – Passeio para comunidade em geral previamente inscrita (capacidade máxima de 24 pessoas)

14h – Palestra/Oficina: Marinha Farroupilha – participação mediante inscrição (capacidade máxima de 30 pessoas)

15h30min – Passeio para comunidade em geral previamente inscrita (capacidade máxima de 24 pessoas)

17h30min às 19h – Embarcação disponível para visitação

Atividades no Parque Ney Santos Arruda – Palco

 

Sábado 

8h – Abertura

8h15min – Ginástica Laboral do Sesi (15 minutos de deslocamento com atividades)

8h30min – Recolhimento de resíduos

9h30min – Encerramento do recolhimento

9h30min – Atividades paralelas

Apresentações no palco – 9h30min às 11h30min

– Apresentação do grupo CTG Raízes do Sul – Danças e músicas

– Apresentação de dança da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Oscar Karnal – Mostra Cultural Vida + Viva sem álcool (-) 18 anos

– Apresentação do Grupo de Danças Folclórico Alemão Frohsinn (Arroio do Meio)

– Grupo de Sopros da Orquestra do Sesi Lajeado

– Museu de Ciências Univates – um estande da Exposição Itinerante do Museu com exemplares da ictiofauna do rio Taquari; um espaço para atividades interativas, como a exibição de exemplares na lupa e “Colorindo a fauna”

– Grupo Escoteiro Tibiquary 111RS Viva o Taquari Vivo – Ramo Escoteiro, Tropa Escoteira Lambari – Atividades: jogos escoteiros, falsa baiana e ponte de três cordas

– Teatro de Bonecos – Viva o Taquari Vivo – Gilberto Pimentel, agente de Saúde do bairro Conservas

– Jardim Botânico – Parceiro: Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade – esclarecimento de dúvidas da população sobre os serviços relacionados a saneamento, resíduos e projetos ligados ao tema

– Oficina: Conhecendo a água com a Corsan

10h – Roda de conversa: “Que água queremos para o futuro? ” – Responsáveis: Ana Cecília Togni e Gabriela Roehrs

 

Apresentações na balsa

9h – Yoga – Curso de Educação Física da Univates – Responsáveis: professores Alessandra Brod e Derli Juliano Neuenfeldt

– Grupo de Cultura Nativa Costeiros do Rio Taquari

9h30min – Jogos de Sensibilização Ambiental

10h – Yoga

10h30min – Jogos de Sensibilização

– AECa? O que significa? disponibilizará aulas de stand up, caiaque e passeios de lancha

11h – Plantio de cinco mudas de árvores nativas dos Programas Lajeado + Verde (Sema) e Viva Lajeado + Verde (Acil e ONG? O que significa? Parceiros Voluntários de Lajeado)

11h30min – Encerramento no Círculo das Águas

 

Logo ods-11