O Museu de Ciências da Universidade do Vale do Taquari – Univates abre um novo capítulo em sua trajetória. No dia 4 de novembro, durante a tarde (horário a ser confirmado), será inaugurada oficialmente a nova sala expositiva da instituição, localizada no Centro Cultural Univates, no hall do prédio da Biblioteca. O espaço substituirá o atual, situado no primeiro pavimento do Prédio 8, e marca um momento de renovação para o museu.
A estreia da sala será acompanhada pela abertura da exposição “Uma Breve História da Terra”, que convida o público a percorrer milhões de anos da história geológica do planeta. A mostra apresenta, de forma didática e interativa, a formação da Terra e os grandes eventos que moldaram a vida como a conhecemos hoje. O objetivo é aproximar a ciência do cotidiano, despertar a curiosidade e estimular o pensamento crítico. A partir do dia 5 de novembro, a visitação estará aberta ao público.
Com o novo endereço, o Museu de Ciências Univates amplia sua capacidade de acolher públicos diversos, desde estudantes da educação básica e acadêmicos da instituição até visitantes da comunidade regional. O espaço reforça o papel do museu como ambiente de educação, cultura e divulgação científica.
Além da nova exposição, a mudança para o Centro Cultural possibilitará a oferta de visitas mediadas por profissionais do museu, proporcionando experiências ainda mais enriquecedoras para os visitantes.
O espaço contará com duas salas expositivas. A primeira será inaugurada com a mostra “Uma Breve História da Terra”. A segunda receberá a exposição “Polinização – A Essência da Vida: O Grande Serviço Ecossistêmico”, atualmente em cartaz no Prédio 8. Essa mostra destaca a importância de polinizadores como abelhas, aves e morcegos para a reprodução das plantas e a produção de alimentos, reforçando sua relevância ecológica e econômica.
A mudanã de local foi viabilizada com verba oriunda do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, por meio da Chamada CNPq/MCTI/FNDCT no 39/2022 - Linha 2 - Revitalização da infraestrutura e do acervo de espaços científico-culturais existentes. A coordenação das atividades é do professor e pesquisador André Jasper.
Horário de atendimento ao público (no espaço atual e após a mudança)
Segunda a sexta-feira
Manhã: 8h às 11h30
Tarde: 13h às 17h
Noite: quartas-feiras, das 18h às 21h30
Os números do Museu em 2024
- 4.700 pessoas visitaram a Sala de Exposições do Museu, espaço que abriga coleções e exposições sobre arqueologia, paleontologia, fauna e flora;
- 394 pessoas visitaram os Laboratórios de Arqueologia e Paleobotânica;
- 312 pessoas visitaram as coleções de botânica, paleontologia e zoologia;
- 449 pessoas visitaram o Centro de Memória, Documentação e Pesquisa;
- 2.508 pessoas participaram de 128 oficinas ministradas dentro e fora da Univates;
- 902 pessoas participaram de 8 palestras ministradas dentro e fora da Univates;
- 16 pessoas participaram da Primavera dos Museus, evento interno realizado pelo Museu;
- 10.899 pessoas apreciaram as mostras itinerantes do Museu (as exposições passaram por 17 instituições ou escolas de 13 municípios);
- o Museu participou de 5 feiras, recebendo 68.800 pessoas em seus estandes;
- durante a Feira de Cursos da Univates, 3.000 pessoas visitaram a Sala de Exposições, os acervos e os Laboratórios do Museu;
- 15.519 pessoas utilizaram o acervo didático do Museu;
- total de pessoas que interagiram com o Museu em 2024: 107.647.
Visitas guiadas e empréstimo de itens
Para agendar uma visita guiada ao Museu em 2025, basta entrar em contato pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5505, pelo e-mail mcn@univates.br ou ir pessoalmente à Secretaria do Museu, localizada na sala 108 do Prédio 8 da Univates.
Para solicitar o empréstimo de itens, é necessário preencher o formulário on-line disponível na página da Central de Empréstimos do Museu, com antecedência mínima de dois dias úteis. A retirada dos itens acontece na Secretaria do Museu.
Saiba mais
O Museu de Ciências Univates conta atualmente com laboratórios de pesquisa e coleções científicas e didáticas nas áreas de Acarologia, Arqueologia, História Regional e Institucional, Botânica, Ecologia e Evolução e Paleobotânica e Evolução de Biomas. A existência das coleções, no entanto, precede a criação do espaço.
Em 1985, quando iniciou a oferta do curso de Ciências Biológicas pela Instituição, docentes já se preocupavam com a organização de uma coleção didática para atender as necessidades das aulas práticas dos estudantes. Aos poucos, ao longo dos 15 anos seguintes, foram formadas as coleções de Zoologia, Botânica e Paleobotânica e o acervo na área da Arqueologia.
Conforme os itens foram aumentando em quantidade e em diversificação de finalidade, houve a necessidade de dividir as coleções entre as didáticas e as científicas. Tudo isso demandava espaço físico próprio para as atividades, o que foi possível em 2001. Em 2001 o Museu passou a ocupar o espaço onde está sediado, no Prédio 8. O Centro de Memória, Documentação e Pesquisa da Univates (CMDPU) foi incorporado ao Museu de Ciências em 2016, ampliando as áreas de atuação, com enfoque na preservação das fontes históricas regionais.
O novo espaço contou o trabalho do Semeia Emau - Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Univates, que envolveu estudantes e técnicos como um exercício de prática projetual.
Espaço atual no Prédio 8
