Circuito de Natação encerra o ano com a participação de mais de 300 atletas

Postado em 13/12/2012 09h34min

Por -

Na tarde do último sábado, dia 8, ocorreu a segunda etapa do III Circuito de Natação Univates, nas dependências da piscina semiolímpica do Complexo Esportivo. O evento contou, ao longo do ano, com a participação de aproximadamente 300 atletas e teve a participação de dez clubes, academias e escolas de natação de todo o Rio Grande do Sul.

O circuito surgiu em 2010, com o intuito de resgatar o desporto e a tradição de competições na cidade de Lajeado e na região do Vale do Taquari. Hoje, o evento conta com a participação de cidades dos vales do Rio Pardo, Rio dos Sinos, Jacuí e Taquari, e passou a ser carinhosamente chamado e conhecido como “Circuito dos Vales”.

Segundo a criadora e organizadora do evento, professora Taís Prinz Cordeiro, o crescimento do circuito a cada nova edição demonstra a boa aceitação por parte dos atletas e escolas. “Este crescimento no número de participantes reflete em uma exigência técnica maior dos atletas durante as provas. Isso gera um ciclo positivo, que vem a interferir no nível dos atletas da região. Portanto, mesmo que o evento esteja avançando e ultrapassando fronteiras, o objetivo maior continua sendo o crescimento do desporto e do nível técnico dos atletas da região”, afirma.

Como exemplo há a equipe infantil e máster de natação da própria Univates que, apesar de muito jovem, já vem obtendo excelentes resultados em diversas competições ofertadas pela Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos (FGDA) em todo o estado.

Para o atleta Fábio Silveira, que está em sua terceira participação consecutiva no evento, o Circuito de Natação da Univates é de grande importância para o crescimento do desporto, pois incentiva e qualifica a prática da natação. “Saber que contamos com um evento deste nível, tão perto de nós e extremamente organizado, que não perde para nenhum evento ofertado pela federação, além de contar com uma estrutura maravilhosa como a da Univates, nos faz querer treinar e melhorar cada vez mais”, conta o atleta.

A segunda e última etapa do Circuito deste ano, realizada no último final de semana, finalizou com a premiação das equipes vencedoras, que mais pontuaram durante todas as etapas de 2012. Os resultados foram os seguintes:

1o lugar: Univates (Lajeado), com 526 pontos

2o lugar: Unisc/Acquaworld (Santa Cruz do Sul), com 330 pontos

3o lugar: Bodysull (São Leopoldo), com 310 pontos

Também participaram do evento o Colégio Santa Catarina (Novo Hamburgo), a escola de natação Fliper (Lajeado), a Academia Medley (Canoas), o clube esportivo Sete de Setembro (Lajeado), a escola de natação Tonho (Cachoeira do Sul), a Corpo & Água (Teutônia) e a clínica Belas Águas (Arroio do Meio).

Nesta última etapa, também foram premiados os atletas destaque de cada categoria, que mais pontuaram ao longo do Circuito. São eles: Arthur Gusson (pré-mirim masculino – Unisc/Acquaworld), Isadora Molz (pré-mirim feminino – Unisc/Acquaworld), Fernando Welzel (mirim masculino – Univates), Luiza Vieira (mirim feminino – Unisc/Acquaworld), Vinicius Molz (petiz masculino – Unisc/Acquaworld), Sofia Gräbin (petiz feminino – Univates), Igor Ramos Azevedo (infantil masculino – Medley), Micaela Hoffmann (infantil feminino – Medley), Arthur Katsrayama (juvenil masculino – Bodysull), Letícia Robert (juvenil feminino – Unisc/Acqaworld), Istefan Diehl (júnior masculino – Univates), Guilherme Lersch (sênior masculino – Bodysull), Evelin Maciel (sênior feminino – Fliper), Josué da Silveira (máster A masculino – Bodysull), Maína Strack ( máster A feminino – Univates), Cristian Bergesch ( máster B masculino – Univates), Susana Melo ( máster B feminino – Bodysull), Gerick Fenalte (máster C masculino – Fliper), Maria Cristina Xavier ( máster C feminino – Univates), João Valmor Felzmann ( máster D masculino – Tonho) e Helena Prinz Cordeiro ( máster D feminino – Univates).

Nesta segunda etapa, foram realizadas as provas de 50 m livre, 50 m costas, 50 m peito, 100 m medley, 200 m livre, revezamento 4x25 m livre (infantil) e 4x50 m livre (adulto), nos naipes masculino e feminino. As provas foram divididas em categorias que envolveram atletas de cinco a 71 anos.