Professora da Univates integra grupo de pesquisas da Unesp

Postado em 15/01/2013 11h41min

Por Tuane Eggers

Uma professora da Univates foi convidada, recentemente, a participar de um grupo de pesquisas da renomada Universidade Estadual Paulista, a Unesp. A docente Maria Madalena Dullius atuará no grupo de pesquisas em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática, coordenado pelo professor doutor Marcelo de Carvalho Borba, pesquisador da área de Matemática.

Integrando este grupo, Maria Madalena atuará no projeto de pesquisa “Interação e Tecnologias da Informação e Comunicação: licenciaturas em Matemática a distância”, aprovado e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Sua participação será tanto na coleta quanto na análise de dados como representante da região Sul, pois o projeto é realizado em âmbito nacional.

O convite surgiu pela participação da docente em alguns eventos que abordavam a Educação Matemática, nos quais os professores discutiram e trocaram ideias sobre as pesquisas que cada um desenvolvia em sua instituição. “A partir desses contatos iniciais, convidamos o professor para ministrar a palestra de abertura do Encontro Gaúcho de Educação Matemática que aconteceu na Univates em 2012. Foi quando recebi o convite para participar da pesquisa desenvolvida por ele”, conta Maria Madalena.

Para a professora, receber esse convite e poder integrar a equipe é, por um lado, muito importante pela oportunidade de discutir questões de pesquisa com renomados pesquisadores que atuam na Unesp, no mais antigo curso de Educação Matemática do país. “Por outro lado, demonstra um reconhecimento do trabalho que estamos desenvolvendo na Univates. Além disso, este é o início de uma colaboração que pode gerar futuras parcerias entre grupos de pesquisa da Unesp e da Univates”, completa.

Texto: Tuane Eggers

Maria Madalena Dullius é pesquisadora da área de Matemática