53º Congresso da UNE

Postado em 08/06/2013 11h09min

Por -

Informe do DCE:

O maior e mais representativo fórum de deliberação da União Nacional dos Estudantes, o 53º CONUNE (Congressso da UNE), ocorreu na cidade de Goiânia entre os dias 29 de maio e 02 de junho. Contando com cerca de 10mil estudantes (dos quais 13 alunos da Univates) de todos os estados brasileiros, o Congresso  reiterou Goiânia como capital dos estudantes, sendo sede do evento pela 6ª vez desde o fim da ditadura militar.

Durante os dias do Congresso, debates e plenárias prenderam a atenção dos jovens, que foram até a capital goiana para estender seu conhecimento e deixar sua contribuição para os rumos do futuro do país. Tratando de temas como o Ensino Privado, A Crise do Capitalismo, Assistência Estudantil, Combate a Homofobia, Reforma Política, dentre outros, os debates se tornaram ricos em discussões, tanto pelas divergências de opiniões e interesses, como pelo fato de contarem com participações de protagonistas que estavam inseridos nos assuntos abordados.

Um dos momentos mais esperados, o Encontro Nacional de Estudantes Prounistas e Cotistas, contou com a presença do Ministro da Educação, Aluísio Mercadante, falando sobre maior assistência estudantil das universidades para os alunos, no 3º dia do Congresso, na parte da manhã. A tarde foi a hora de reivindicar os direitos e colocar o corpo, a voz e o espírito estudantil nas ruas de Goiânia, para a caminhada em luta dos 10% do PIB para a educação brasileira, luta essa que já foi pauta de discussões na edição passada do CONUNE, em 2011.

Nos dois últimos dias as forças se reuniram na Arena de Goiânia, onde ocorreram a Plenária Final e a votação para a nova diretoria da UNE, que guiará os rumos da entidade durante os próximos dois anos.

A Praça Central da cidade, que foi sede de discussões e encontros, reuniu ainda artesanatos, shows, festas e ambulantes com comidas típicas de vários lugares do Brasil, tornando o Congresso um atrativo maior para quem gosta de experienciar momentos únicos e encher seus olhos com culturas diversas.

O CONUNE se despede da sua 53ª edição mostrando uma pluralidade cultural imensa, estudantes com sede de luta por seus ideais e o mais importante: mostrando que o movimento estudantil está forte, íntegro e com gás para implantar mudanças futuras.