Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Ciência sem Fronteiras recebe inscrições para 20 países

Por Tuane Eggers

Postado em 17/10/2013


Compartilhe

Estão abertas, até 29 de novembro, as inscrições para novas chamadas do programa Ciência Sem Fronteiras. São 20 países como opções de destino: Reino Unido, Bélgica, Canadá, Holanda, Finlândia, Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Alemanha, França, Itália, Suécia, Noruega, Irlanda, China, Hungria, Japão e Áustria.

As vagas são destinadas a estudantes das áreas de conhecimento científico e tecnológico, como Engenharias, Biologia, Farmácia, Computação e Indústria Criativa, entre outras. Entre os requisitos obrigatórios estão: ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados no período de 2009 a 2013; ser aprovado em teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino; e ter integralizado de 20% a 90% do currículo previsto para seu curso no momento de início da viagem de estudos.

A bolsa concedida aos selecionados custeará a permanência do estudante, pelo período de até 12 meses, para realização de estudos em tempo integral. Na China, a permanência é de até 24 meses, incluindo estágio linguístico. Os selecionados podem dedicar parte do período a estágio profissional ou científico-tecnológico em empresas, instituições de ensino ou centros de pesquisa no país de destino.

Além da mensalidade na moeda local, os estudantes selecionados receberão auxílio para instalação, seguro-saúde, auxílio deslocamento para aquisição de passagens aéreas e auxílio para material didático, para compra de computador portátil ou tablet. O candidato deverá conferir a qual instituição direcionar-se, de acordo com o país de destino escolhido.

As bolsas serão concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). Inscrições podem ser feitas pelo site www.cienciasemfronteiras.gov.br.

Mais informações podem ser obtidas com a Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais da Univates, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5309, ou pelo e-mail aaii@univates.br.

Saiba mais sobre o Ciência Sem Fronteiras

O programa é uma iniciativa do Governo Federal e busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A Univates é uma das instituições parceiras e já enviou 20 alunos para intercâmbio em diversos países, dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Design, Engenharias, Farmácia e Psicologia.

O projeto prevê a concessão de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação.

 

Texto: Tuane Eggers

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar