Univates busca parcerias com consórcio alemão UAS7

Postado em 04/12/2013 16h47min

Por Tuane Eggers

Instituição recebeu comitiva de reitores de universidades alemãs

Na manhã desta quarta-feira, dia 4, a Univates recebeu os reitores das universidades integrantes do consórcio German Universities of Applied Sciences (UAS7), da Alemanha, composto por sete instituições das cidades de Berlin, Bremen, Cologne, Hamburg, Munich, Münster e Osnabrück. A visita teve o objetivo de estabelecer parcerias entre as instituições para intercâmbios acadêmicos e projetos de pesquisas.

Na abertura do evento evento, o reitor da Univates, professor Ney José Lazzari, fez uma breve apresentação da Instituição e da região do Vale do Taquari, destacando o caráter comunitário e a preocupação da Univates com o desenvolvimento regional. A tradutora do encontro, Ivete Hammes, complementou a apresentação acrescentando informações a respeito da Instituição.

Foram apresentados dados gerais sobre os quatro Programas de Pós-Graduação da Instituição, com destaque para suas áreas de pesquisa. Além disso, explanou-se sobre os diversos convênios internacionais que a Univates possui.

Em seguida, o presidente do UAS7, Bernd Reisserp, apresentou as universidades integrantes do Consórcio, que possuem destaque para a área de Ciências Aplicadas, e são reconhecidas por sua qualidade de ensino e pesquisa. Atualmente, o Consórcio representa cerca de 92 mil estudantes e conta com 1,2 mil instituições parceiras no mundo. Suas pesquisas são voltadas para as áreas de Engenharia Automotiva, Engenharia Aeronáutica, Energia Renovável, entre outras.

O presidente também falou sobre as parcerias já existentes com o Brasil, que hoje contemplam cerca de 35 instituições. Além disso, as universidades do UAS7 possuem parcerias com projetos de pesquisa brasileiros e participam do programa Ciência Sem Fronteiras, do Governo Federal.

A gerente da Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII) da Univates, professora Viviane Bischoff, salientou que as universidades reunidas no encontro possuem muitos pontos em comum, e ressaltou a estreita ligação da Univates com a comunidade e a realização de trabalhos de cunho social, principalmente na área da saúde. Viviane ressaltou também que a área da Engenharia é forte na Instituição e parece ser um ponto em comum entre as universidades, lembrando que a Univates tem muito a aprender com as instituições do UAS7 nesse sentido. Ela lembrou, ainda, das disciplinas oferecidas em língua inglesa na Univates, inovação que compõe as ações do Projeto i.

A área de Energia Renovável, que tem à frente os professores doutores Odorico Konrad e André Jasper, também foi citada na reunião, além do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari – Tecnovates, que terá a Energia Renovável como um de seus focos. Os reitores das universidades alemãs mostraram-se interessados por projetos nessa área e falaram sobre a possibilidade de estabelecer parcerias com o Tecnovates, como um espaço para os estudantes colocarem seus conhecimentos em prática.

Outro ponto ressaltado na ocasião foi a possibilidade de estabelecer intercâmbio de professores entre a Univates e as instituições alemãs. Viviane reforçou o interesse da Univates em receber estudantes e professores dessas universidades, lembrando também que a região do Vale do Taquari é de imigração alemã, o que pode facilitar a questão do idioma.

Participaram do evento os Diretores de Centro, representantes dos Programas de Pós-Graduação, professores e funcionários envolvidos com as áreas mencionadas. No turno da tarde, o encontro prosseguiu com reitores e representantes das universidades integrantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung).

Mais informações sobre o encontro podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5309, ou pelo e-mail aaii@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Encontro buscou estabelecer parcerias entre as instituições para intercâmbios acadêmicos e projetos de pesquisas