Univates apresenta Ponto de Troca de Tráfego da região em evento nacional

Postado em 09/12/2013 18h02min

Por Tuane Eggers

Entre os dias 2 e 4 de dezembro, a Univates foi representada pelo administrador de redes do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), William Magerl, na 3ª Semana da Infraestrutura da Internet no Brasil, realizada em São Paulo. No 7º PTT Fórum, atividade integrante do evento, ele apresentou o trabalho “Demonstrativo da região do Vale do Taquari e os primeiros números do PTTMetro Lajeado”.

O trabalho apresentado por Magerl demonstra os primeiros números do Ponto de Troca de Tráfego (PTT) Lajeado, que foi instalado, há cerca de um mês, no datacenter da Univates e já está auxiliando na melhoria da internet na região. “Esse fórum reúne as principais operadoras e provedores de conteúdo, além de fabricantes de equipamentos do Brasil e do mundo. Empresas como Google, Globo.com, Telefônica, GVT, NET, Netflix, Cisco, Extreme, entre outras. Fizemos muitos contatos, troca de experiências e atualizações sobre o que está sendo feito para a melhoria da internet no Brasil”, explica o administrador de redes.

De acordo com Magerl, o PTT implementado na Univates traz benefícios para a internet da região, pois clientes dos provedores CertelNet, TKNet, BrasRede, Trip Tecnologia, SouthTech e outros que vierem a se conectar poderão acessar conteúdos de forma muito mais rápida. A Univates foi escolhida para sediar o PTT por ser uma instituição neutra, sem fins lucrativos e possuir a infraestrutura necessária.

Mais informações sobre os eventos podem ser obtidas pelos sites www.nic.br/semanainfrabr e www.ptt.br/pttforum7.

Saiba mais sobre o PTT

PTTMetro é o nome dado ao projeto do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGIbr) que promove e cria a infraestrutura necessária (Ponto de Troca de Tráfego - PTT) para a interconexão direta entre as redes ("Autonomous Systems" - ASs) que compõem a internet brasileira. A atuação do PTTMetro volta-se às regiões metropolitanas no país que apresentam grande interesse de troca de tráfego de Internet.

Uma das principais vantagens deste modelo é a racionalização dos custos, uma vez que os balanços de tráfego são resolvidos direta e localmente, e não por meio de redes de terceiros, muitas vezes fisicamente distantes. Outra vantagem é o maior controle que uma rede pode ter com relação à entrega de seu tráfego o mais próximo possível do seu destino, o que em geral resulta em melhor desempenho e qualidade para seus clientes e operação mais eficiente da internet como um todo.

Texto: Tuane Eggers

Univates foi representada por William Magerl, do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI)

Divulgação

Divulgação