Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Capes atesta bom desempenho de mestrados e doutorado da Univates

Por Tuane Eggers

Postado em 11/12/2013


Compartilhe

Na última terça-feira, dia 10, foram divulgados os resultados da Avaliação Trienal realizada pela Capes no período de 2010 a 2012. Na ocasião, foram avaliados os Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE), que conta com mestrado, e em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), que oferece mestrado e doutorado, da Univates. Ambos foram avaliados com conceito 4, considerado como bom desempenho.

Na avaliação são analisados dados informados pelo Programa de Pós-Graduação, como, por exemplo, suas linhas de pesquisa, infraestrutura física, administrativa e experimental, biblioteca, corpo docente e discente, produção intelectual, disciplinas ofertadas, projetos de pesquisa e teses e dissertações defendidas. O objetivo é contribuir para a manutenção da qualidade de desempenho da pós-graduação no país.

Os conceitos 1 e 2 representam o descredenciamento do programa; o conceito 3 significa desempenho regular, atendendo ao padrão mínimo de qualidade; o conceito 4 é considerado bom desempenho; e o conceito 5 é a nota máxima para programas só com mestrado. Já os conceitos 6 e 7 indicam desempenho equivalente ao alto padrão internacional. A cada três anos, todos os cursos em funcionamento são reavaliados.

Conforme a coordenadora do PPGECE, professora doutora Eniz Conceição de Oliveira, considerando que a nota de avaliação máxima para os mestrados profissionais é 5, atingir o conceito 4 é extremamente importante para a consolidação da pós-graduação na Univates, na medida em que permite a formação de recursos humanos altamente qualificados. ?Esse avanço é creditado ao empenho e comprometimento dos docentes do programa, assim como ao incremento de produção científica e técnica, esta última importante e bem considerada nos mestrados profissionais?, ressalta.

Para ela, também deve ser levado em conta o fato de que os dados disponibilizados para a Avaliação Trienal foram preenchidos de forma minuciosa, buscando cumprir os critérios estabelecidos. ?Por fim, destaca-se ainda o aumento na procura pelo curso por parte de candidatos de todo o país?, comemora a coordenadora.

De acordo com o coordenador do PPGAD, professor doutor André Jasper, o resultado atestou o bom trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2006. ?A proposta dos cursos está bem estruturada. Isso é resultado de um crescimento da pós-graduação, tanto em nível de programa quanto da própria instituição, por meio de políticas institucionais voltadas a essa área. Os alunos estão conseguindo cumprir os prazos e os docentes estão consolidando suas linhas de pesquisa?, explica.

Além disso, conforme Jasper, o resultado consolida a pós-graduação e também a graduação da Univates. ?É uma teia de elementos que se complementam. Não se pode ver os programas de forma isolada: eles estão aqui graças aos cursos de graduação e vice-versa. É a famosa indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no Ensino Superior?, afirma.

O vice-reitor e pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates, professor Carlos Cândido da Silva Cyrne, conta que os resultados da avaliação foram recebidos com alegria. ?Considerando que nossos cursos são muito recentes, os resultados podem ser considerados excelentes. Isso é consequência de um processo de amadurecimento pelo qual os cursos estão passando. Muitos avanços ainda são requeridos, mas temos a certeza de que chegaremos ainda mais longe?, salienta Cyrne, agradecendo aos coordenadores e aos docentes dos programas, e a todos os discentes que vêm colaborando para a qualificação da pesquisa na Univates.

Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas acessando os sites dos programas ? www.univates.br/ppgad e www.univates.br/ppgece.

 

Saiba mais

A avaliação da pós-graduação stricto sensu é realizada pela Capes desde o ano de 1976. Ao longo de quase 40 anos, se consolidou como instrumento de grande importância para o Sistema Nacional de Pós-Graduação e para o fomento, tanto por parte das agências brasileiras e de vários setores governamentais e não governamentais quanto dos organismos internacionais.

Segundo o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, um ponto da avaliação é a inserção social do curso. "Analisamos, por exemplo, a integração do programa de pós-graduação com a educação básica e a formação de professores para esse segmento. Também incentivamos que cursos consolidados e mais bem avaliados auxiliem programas mais recentes", explica.

A avaliação periódica, realizada a cada três anos, resulta em notas que são homologadas pelo Conselho Técnico-científico da Educação Superior da Capes. Os resultados da avaliação fundamentam a deliberação do Conselho Nacional de Educação sobre quais cursos obterão a renovação de reconhecimento para a continuidade de funcionamento.

 

Texto: Tuane Eggers

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar