No último dia 12 de março, oito alunas do curso de Design de Moda da Univates, acompanhadas pelas professoras Fernanda Ost e Beatriz Kintschner Rossi, estiveram no município de Caxias do Sul para participar do 15º Integramoda RS. O evento foi promovido pelo Pólo de Moda da Serra Gaúcha, Fitemasul, Senai/Fiergs e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Com o conceito de ?seguir novos rumos?, o maior evento de apresentação de tendências voltado para a indústria têxtil, confecções, designers, estudantes e formadores de opinião do sul do país contou com três palestrantes. O designer e consultor Eduardo Motta abordou a confirmação das principais tendências para a temporada Primavera Verão 2014/15. Uma das fundadoras e representante do Comitê de Estilo do Polo de Moda, Miriam Albe, apresentou as propostas e novas formas de criar para o setor de malharia. Fabiano Bassani Zortea, consultor do Sebrae, falou sobre o tema ?Alinhavando ideias: novas lojas para novos conceitos?.
O consultor Eduardo Motta, da empresa Radar Inteligência, que trabalha com identificação de comportamentos futuros relacionados ao setor de moda, mostrou que o Verão 2014/15 deverá seguir quatro grandes vertentes, chamadas de macrotendências: leve, dinâmico, gráfico/urbano e street/étnico. Para Motta, essa confirmação das tendências é importante para o setor uma vez que identifica os padrões e as bases de trabalho, conferindo mais acertos e competitividade no mercado.
Mais voltada para o setor específico da malharia retilínea, a fala de Miriam Albe ressaltou a importância de buscar novas formas de criar e um olhar diferenciado para driblar o conceito sazonal ligado à malharia. Miriam mostrou como adaptar e criar novas propostas a partir das tendências apresentadas por Eduardo Motta.
A partir de sua participação na NRF (National Retail Federation) Annual Convention, o maior e mais importante evento de varejo do mundo, realizado em janeiro, na cidade de Nova York, Fabiano Zortea trouxe para o público presente novidades em atendimento, pontos de venda e tecnologias que tiveram destaque na feira. Zortea destacou pontos fundamentais em qualquer negócio: construção de vínculos emocionais, estímulo e memórias afetivas. E, ainda, deixou um recado: ?isso tudo porque os clientes precisam de dois Es: entender e experienciar?. Também deixou claro que, para conquistar uma equipe de trabalho especial, é preciso proporcionar a ela coisas especiais, ou seja, entender, avaliar e valorizar a sua mão de obra.
Texto: Vera Darde