Projeto de extensão Formação Pedagógica e Pensamento Nômade divulga atividades do semestre

Postado em 02/04/2014 14h53min

Por Tuane Eggers

O projeto de extensão “Formação Pedagógica e Pensamento Nômade”, vinculado ao curso de Pedagogia da Univates, está retomando suas atividades e divulga a programação deste semestre. O objetivo do projeto é oportunizar a formação pedagógica de professores e acadêmicos de licenciaturas com palestras, oficinas, ciclos de debate e grupos de estudos.

Uma das atividades previstas é o ciclo de debates “Conversas com professores: Cinema e Formação Docente”, que inicia no próximo sábado, dia 5, e prossegue nos dias 16 de abril, 17 e 28 de maio, 7 e 25 de junho e 5 de julho. Os encontros buscam refletir sobre temáticas contemporâneas, como a infância, a escola e a docência.

No dia 24 de abril, a partir das 14h, ocorrerá a palestra “A genealogia em Michel Foucault”, ministrada pelo doutor Alfredo Veiga-Neto, da Ufrgs. A atividade é vinculada a uma pesquisa do Mestrado em Ensino, intitulada “O currículo em espaços escolarizados no Brasil e na Colômbia: diferentes relações entre o aprender e o ensinar”. Já no dia 18 de junho, a partir das 17h, ocorre a palestra “O conceito de norma e suas implicações na educação”, ministrada pela doutora Maura Corcini Lopes, da Unisinos. A atividade é vinculada aos grupos de estudos “O que pode a Educação?” e “Quem são os outros?”.

Outro evento promovido pelo projeto é o ciclo de palestras “Diálogos na Pedagogia”, que inicia no dia 29 de maio, a partir das 19h15min, no auditório do Prédio 7, com o tema “Palestra sobre os processos cartográficos na Educação”, ministrada pela doutora Fernanda Amador, da Ufrgs. Após a palestra, ocorrem relatos da atividade “Experiências com Cartografia”, ministrada por estudantes do curso de Pedagogia que participaram de oficina ministrada pela professora Fabiane Olegário, durante os meses de março a maio.

No dia 18 de junho, a partir das 19h30min, no auditório do Prédio 7, acontece a palestra “Políticas de Estado e os processos de in/exclusão na escola”, ministrada pela doutora Maura Corcini Lopes, da Unisinos.

Mais uma opção de oficina oferecida pelo projeto é “Ilustração editorial e a Literatura infanto-juvenil – 2a edição”, que ocorre no dia 16 de maio. Será realizada conversa com o ilustrador Paulo Paladino para compreender como acontece o processo de criação e de desenvolvimento das ilustrações, além de suas funções e sua importância na infância, principalmente na literatura infanto-juvenil, despertando os processos de criação e a ludicidade. A atividade acontece, a partir das 19h30min, na sala 202 do Prédio 7.

Todas as atividades são gratuitas e abertas a todos os interessados. Inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5450.

Imposturas Literárias aborda quatro autores neste semestre

Nelson Motta, Francis Bacon, Italo Calvino e Michel Foucault serão os autores abordados neste semestre pelo ciclo de debates Imposturas Literárias, organizado pelo projeto de extensão. No dia 3 de abril, o tema será “Nelson Motta: Testemunhos Tropicais”, ministrado pelo jornalista e coordenador da rádio Univates Marcelo Petter.

No dia 24 de abril, a pedagoga e doutora em Educação Morgana Domênica Hattge abordará “Italo Calvino: Os Nossos Antepassados”. Já no dia 28 de maio, o tema será “Francis Bacon: Pintor de Cabeças”, ministrado pelo psicólogo e doutor em Educação Cristiano Bedin da Costa. Por fim, no dia 25 de junho, o jornalista e mestre em Comunicação Social Leonel José de Oliveira abordará o tema “Michel Foucault: Pensamento Intempestivo”.

As atividades ocorrem, a partir das 20h, na Espazzo Livraria, localizada no Centro de Lajeado. Os eventos são gratuitos e abertos a todos os interessados.

Grupos de estudos: oportunidade de ampliar saberes

O conhecimento não se restringe aos aprendizados e vivências em sala de aula. Pelo contrário, ele deve ir muito além disso. Com o objetivo de ampliar saberes e produzir diferentes olhares sobre temas contemporâneos, o projeto de extensão Formação Pedagógica e Pensamento Nômade conta com três grupos de estudos em andamento, que recebem interessados de todas as áreas.

São eles: “O que pode a Educação?”, “Arte, Pesquisa e Educação: Deleuze e a pintura” e “Quem são os outros? Intersecções entre alteridade, arte e docência”. A programação pode ser conferida na Agenda de Eventos, disponível no site da Univates. Inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/eventos.

Texto: Tuane Eggers

Entre outras atividades, projeto conta com três grupos de estudos em andamento

Tuane Eggers