Estudantes e profissionais lotam auditório para prestigiar palestra com arquiteto Mário Biselli

Postado em 07/04/2014 08h43min

Por Tamara Bischoff

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates realizou, na noite da quinta-feira, dia 3, sua aula inaugural do semestre, com a palestra "Arquitetura em três escalas", proferida pelo arquiteto Mário Biselli, um dos fundadores do escritório Biselli + Katchborian Arquitetos Associados, de São Paulo, que é destaque no Brasil e reconhecido internacionalmente.

De acordo com a coordenadora do curso, Jamile Weizenmann, a atividade teve como objetivo elucidar questões vinculadas à prática diária do profissional da área com a presença de um arquiteto renomado, ampliando o repertório arquitetural dos estudantes. O evento, que lotou o auditório do Prédio 7, foi prestigiado por estudantes, diplomados e professores de Arquitetura e Urbanismo da Univates, alunos de outras instituições de ensino e profissionais da área da arquitetura da região.

Conforme Jamile, o evento foi muito significativo para o curso, especialmente por contar com um arquiteto de grande sensibilidade em relação ao lugar e contexto no qual projeta. "Mário Biselli revela, através de suas obras, o diálogo com a tradição da Escola Paulista e os arquitetos de referência desta escola, como Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha, destacando que no cenário nacional as escolas paulista e carioca foram as mais importantes do país", afirma a professora, acrescentando que a partir de seus projetos percebe-se a forte relação entre forma e estrutura, sendo a técnica parte fundamental da composição.

Saiba mais

O escritório de Mario Biselli e Artur Katchborian foi fundado em 1987. Com uma arquitetura que procurou compreender e responder às transformações econômicas e culturais brasileiras, os arquitetos têm projetado em todas as escalas e temas, desde um sem número de residências, edifícios públicos e privados, residenciais, comerciais e de serviços, edifícios de interesse social como escolas, centros esportivos e templos religiosos, até projetos de escala urbana, tanto através de clientes privados como de concursos públicos, nos quais recentemente obtiveram premiações de destaque.

O escritório representou o Brasil na 12ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, Itália, em 2010. Na ocasião, apresentou os projetos do Aeroporto de Florianópolis, o Teatro de Natal e o Centro Municipal de Arte e Educação dos Pimentas - CEU Pimentas, em Guarulhos.

Texto: Tamara Bischoff

DA do curso de Arquitetura