Desde o dia 30 de abril, três professores da Univates participam de uma missão de trabalho em Portugal. Os docentes Maria Madalena Dullius, Marli Teresinha Quartieri e Italo Gabriel Neide estão desenvolvendo atividades no âmbito do projeto de internacionalização aprovado em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).
Entre os dias 1º e 4 de maio, eles participaram da Problem@Web International Conference, em Albufeira, Portugal. Na ocasião, apresentaram resultados de pesquisas desenvolvidas na Univates. O tema central do evento foi "Tecnologia, criatividade e afeto na resolução de problemas".
Os docentes também se envolveram em diferentes atividades no período, participando de reuniões destinadas à discussão e à preparação de um curso de formação continuada de professores sobre o uso pedagógico de tecnologias nas aulas de Matemática. Nas reuniões foram compartilhados experiências e materiais, discutidas perspectivas teóricas de pesquisa e identificado material bibliográfico.
Os encontros contaram com a presença de docentes do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Algarve e de professores de Matemática de escolas básicas e secundárias da região. Além disso, Maria Madalena, Marli e Italo observaram aulas na Escola Secundária Pinheiro e Rosa de Faro, na disciplina de Matemática e Físico-Química.
Durante o período, ocorreram momentos de discussão com pesquisadoras portuguesas para a definição de questões pertinentes ao trabalho de orientação de mestrandos dos Programas de Mestrado da Univates, nos quais possuem a função de orientadoras. Também foram definidas questões sobre o desenvolvimento do projeto de internacionalização, como, por exemplo, a vinda de duas pesquisadoras portuguesas para a Univates no próximo mês de agosto e em janeiro de 2015. Nesse período, além de outras atividades, as professoras ministrarão aulas no Mestrado em Ensino e no Mestrado em Ensino de Ciências Exatas.
Os docentes participaram, ainda, da 10ª Olimpíadas Concelhias do Algarve em Matemática (OACM) como membros do júri da prova, que envolveu 65 alunos, e como convidados especiais na cerimônia de entrega dos prêmios. Nesse âmbito, eles compartilharam a experiência de envolvimento nas Olimpíadas de Matemática da Univates.
Texto: Tuane Eggers
