Exposição “As Máquinas de Leonardo Da Vinci” segue até o dia 31, no Centro Cultural

Postado em 21/05/2014 17h38min

Por Nathália Braga

Quarenta estudantes do 5º ano e da 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leopoldo Klepker, de Teutônia, prestigiaram a mostra “As Máquinas de Leonardo Da Vinci” na tarde da última quarta-feira, dia 21, no Centro Cultural Univates. Durante a visita guiada, os alunos puderam conhecer as obras de Da Vinci expostas no hall da Biblioteca e nos foyers do Teatro.

A professora Cândida Betina Costa, que leciona para a turma de 5º ano da escola, contou que mostrou um vídeo sobre as obras aos alunos, mas ressaltou que aprofundará o conteúdo a partir da exposição. Já a docente de artes Vanusa Wink Sulzbach, afirmou que as invenções do escultor, engenheiro, pintor e cientista serão tema de estudo nas próximas aulas. “Trabalharei a temática com eles após a visita”, explicou ela.

Além de conferir a exposição, o momento oportunizou que alunos e professores conhecessem o novo espaço da Univates, destinado à cultura. A mostra segue aberta ao público até o próximo dia 31, de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h20min às 22h, e aos sábados das 8h20min às 12h. Escolas e grupos de até 20 pessoas interessadas em agendar visitas devem contatar o Núcleo de Cultura e Eventos da Univates, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5362, ou pelo e-mail nucleodecultura@univates.br.

Saiba mais sobre a exposição

Promovida pelo Núcleo de Cultura e Eventos da Univates e pela curadoria da Associação Cultural Italian Art, a exposição de Leonardo Da Vinci conta com cerca de 60 máquinas fielmente reproduzidas dos desenhos do inventor, uma das pessoas mais importantes do Alto Renascimento.

As máquinas foram reconstruídas por hábeis artesãos florentinos sob a supervisão de experientes engenheiros e representam uma noção do que sobrou do vasto repertório de invenções de Da Vinci sobre a construção civil, mecânica, guerra e o voo. As obras são construídas em madeira, metal e tecido em escala reduzida ou em tamanho natural.

Cada máquina tem como acompanhamento uma explanação. A mostra também é composta por 11 painéis explicativos em português e espanhol sobre a vida de Leonardo Da Vinci, a divisão em segmentos das diversas máquinas em guerra, voo, hidráulicas e civis.

A exposição já passou por diversas cidades do mundo, como Veneza, Florença, Madri, Varsóvia, Hong Kong, Dubai, Viena e Berlim. No Brasil, as máquinas estiveram em cidades como São Paulo, Campinas, Campos do Jordão, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte, mas esta será a primeira vez no sul do país. Após a exposição na Univates, a mostra será encaminhada para o Chile, sendo essa, portanto, a última exposição a ser feita no Brasil.

Texto: Nathália Braga

Alunos do Ensino Fundamental visitaram a exposição de Leonardo Da Vinci, no Centro Cultural Univates