Duas estudantes do curso de Pedagogia da Univates estão participando, entre os dias 3 e 31 de maio, de uma experiência diferente. As alunas Bruna Wermann e Patrícia da Costa estão realizando estágios curriculares na Escuela Pedagógica Experimental (EPE), em Bogotá, Colômbia.
A atividade é vinculada ao Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental II e ao Estágio Supervisionado no Ensino Médio, sob orientação das professoras doutoras Mariane Inês Ohlweiler e Morgana Domênica Hattge. A parceria entre as instiuições já existe desde 2012 e, a cada semestre, dois acadêmicos do curso de Pedagogia são selecionados para desenvolver seus projetos de pesquisa na escola colombiana.
De acordo com as estudantes, a EPE é uma escola que não possui currículo pré-estabelecido, ou seja, não há uma lista de conteúdos específicos de cada área do conhecimento para serem estudados em determinado tempo. ?Os professores e os estudantes constroem conhecimento juntos, a partir de temáticas que movimentam interesses. Algumas inovações educacionais norteiam o dia a dia na EPE: confiança, diálogo, autonomia, relações interpessoais e trabalho coletivo?, contam Bruna e Patrícia.
As acadêmicas também destacam que a EPE instiga os estudantes a pensarem sobre determinados problemas e buscarem possíveis soluções para resolvê-los. Dessa forma, eles exercitam seu olhar crítico acerca de questões sociais e culturais. ?Todos os dias temos muitas atividades para fazer. Participamos de assembleias com os professores e de assessorias específicas de cada área do conhecimento, interagimos com estudantes e professores em todos os espaços da escola, além de realizar estudos teóricos e posteriores discussões com os professores na EPE e na Corporación da Escuela Pedagógica Experimental?, explicam Bruna e Patrícia.
Outra atividade frequentada pelas acadêmicas são aulas semanais de espanhol. ?Também planejamos atividades conjuntas acerca do nosso projeto de investigação, intitulado 'Investigarte: a arte e suas possibilidades na Escuela Pedagógica Experimental', que tem como problema de pesquisa investigar as múltiplas representações da arte no contexto da escola?, comentam as alunas.
Bruna e Patrícia ressaltam que a experiência está sendo de ?(des)construções?, pois estão em uma escola com uma proposta pedagógica alternativa e com pessoas especiais. ?Os dias na EPE são uma construção constante de saberes, o que enriquece nossa formação enquanto acadêmicas do curso de Pedagogia?, completam.
O curso de Pedagogia está entre as opções do Vestibular de Inverno da Univates, que recebe inscrições até o próximo dia 2 de junho, pelo site www.univates.br/vestibular ou no Setor de Atendimento ao Aluno, no Prédio 9. Mais informações podem ser obtidas pelo 0800 7 07 08 09.
Texto: Tuane Eggers
