Palestras sobre Vendas e Comércio Eletrônico iniciam evento de cursos técnicos da Univates

Postado em 09/06/2014 21h10min

Por Tuane Eggers

Na noite desta segunda-feira, dia 9, a Univates deu início ao I Ciclo de Palestras dos cursos Técnicos em Comunicação Visual, Informática e Vendas, que prossegue nesta terça-feira, dia 10. A atividade tem o objetivo de apresentar as realidades dos cursos e do mercado de trabalho por meio de relatos de experiência de profissionais que atuam nessas áreas.

Na abertura do evento, a organizadora e coordenadora do curso técnico em Comunicação Visual, Elise Bozzeto, deu boas-vindas e agradeceu a presença de todos, lembrando a importância de integrar conhecimentos, especialmente nas áreas de marketing e tecnologia da informação, e estreitar a relação entre universidade e empresas. Em seguida, teve início a primeira palestra da noite, ministrada pelo gerente de vendas da Florestal Alimentos, Airton Ricardo Eckhardt, que abordou o tema “O vendedor 2.0”.

Em sua fala, Eckhardt falou que nas empresas, geralmente, cada setor é preocupado somente com seu próprio trabalho, mas a tendência é que exista cada vez mais a integração entre as áreas para alcançar um objetivo comum. Segundo ele, o sucesso de uma empresa está diretamente atrelado às vendas, pois sem elas nada aconteceria. Após exibir um vídeo sobre o assunto, o vendedor falou sobre dicas importantes para a área. “Vendedores de sucesso estão constantemente se aperfeiçoando. Além disso, entendem e gostam de gente. Essas duas dicas são importantes para vocês memorizarem”, ressaltou.

De acordo com Eckhardt, todos nós somos vendedores em algum momento, mas existem diferentes formas de vender. “As pessoas detestam que ofereçam algo a elas, mas todos adoram comprar. Ou seja, queremos comprar algum benefício”, acrescentou ele. Após, apresentou um vídeo sobre diversos tipos de vendedores. Entre eles, o vendedor insistente, o desatualizado e o insistente. Por fim, apresentou o vendedor de sucesso, que atende com educação, responde com sinceridade e não insiste em vender seu produto.

Depois de apresentar alguns dados sobre a utilização da internet e da tecnologia no Brasil e no mundo, Eckhardt explicou que o “vendedor 2.0” utiliza a tecnologia a favor de suas vendas, sendo um entusiasta de novas ferramentas. “Tudo o que ele faz envolve a tecnologia de alguma maneira. No entanto, ela não deve substituir o relacionamento, o contato direto com os clientes”, salientou o palestrante.

Após a palestra de Eckhardt, o gestor da empresa Visãoi Sistemas de Internet, Fábio Elias Locatelli, abordou o tema “Comércio Eletrônico”. Nesta terça-feira, dia 10, o evento prossegue com atividade ministrada pela diretora de atendimento da Toyz Propaganda, Francieli Daldon, que apresentará o case da Costaneira. Abordando as mídias sociais, a executiva da Live Mídia e fundadora da página “O que queremos”, Francine Grando e a executiva da Contato Mídias Sociais, Diana Haas, encerram o evento. A atividade ocorre, a partir das 19h30min, no auditório do Prédio 11.

O I Ciclo de Palestras dos cursos Técnicos em Comunicação Visual, Informática e Vendas é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas em www.univates.br/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5294.

Cursos técnicos recebem inscrições

Estão abertas, até o dia 24 de junho, as inscrições para nove opções de cursos técnicos. Não há processo seletivo para ingresso nem a cobrança de taxa de inscrição. Além dos cursos técnicos em Comunicação Visual, em Vendas e em Informática, outras opções são oferecidas pela instituição: Edificações, Eletroeletrônica, Enfermagem, Manutenção Automotiva, Nutrição e Dietética, Química, Saúde Bucal, Segurança do Trabalho, Telecomunicações e Transações Imobiliárias. Informações e inscrições no site www.univates.br/tecnicos.

Texto: Tuane Eggers

Coordenadora do evento e do técnico em Comunicação Visual, Elise Bozzetto

Tuane Eggers

Gerente de vendas da Florestal Alimentos, Airton Eckhardt, falou sobre “O vendedor 2.0”