Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Exposição do MCN da Univates traz maquete e espécies de fauna e flora da Bacia Taquari-Antas

Por Tuane Eggers

Postado em 13/06/2014


Compartilhe

Com o objetivo de promover reflexão sobre a importância da preservação dos recursos hídricos, o Museu de Ciências Naturais (MCN) da Univates realiza a exposição ?Gota D'água: a fonte de vida no planeta Terra?, que pode ser conferida até o dia 29 de agosto. A mostra traz maquete que representa o encontro das águas dos rios Forqueta e Taquari, que integram a Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, além de exemplos de espécies de fauna e flora nativas.

Entre as espécies de flora estão mudas de angico, pata-de-vaca e catiguá, que foram produzidas no Laboratório de Propagação de Plantas da Instituição, vinculado ao MCN, por meio do projeto de pesquisa Plantas nativas da mata ciliar do rio Taquari. Já a parte da fauna apresenta uma coruja das torres, um sapo cururu, um besouro arlequim e uma aranha caranguejeira.

De acordo com a coordenadora do MCN, a bióloga Miriam Helena Kronhart, a equipe já pensava em produzir exposição sobre a Bacia Taquari-Antas há algum tempo. ?Já que não há muitas informações nesse sentido sendo divulgadas, queremos que as pessoas conheçam a fauna e a flora que envolve o local para que possam valorizar e preservar as espécies. Muitas vezes, as pessoas conhecem a fauna e a flora de outros locais, mas não conhecem o que é daqui. O nosso papel também é o de mostrar o que é nativo?, ressalta a bióloga.

Segundo ela, todas as espécies animais e vegetais mostradas na exposição ainda existem, exceto a anta, que é um animal ameaçado de extinção. ?Há cada vez menos espaço de vegetação para que esses animais vivam. Por isso, é importante preservar a mata nativa. Se plantarmos apenas espécies exóticas, não haverá fauna para acompanhar esse tipo de vegetação?, explica Miriam.

A mostra, gratuita, pode ser conferida no Museu de Ciências Naturais, localizado na sala 100 do Prédio 8. O agendamento de escolas interessadas em visitar a exposição pode ser feito pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5504, ou pelo e-mail mcn@univates.br.

 

Texto: Tuane Eggers

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar