Na manhã desta quarta-feira, dia 18, a Univates realizou mais uma edição da Competição de Pontes de Espaguete. A atividade busca aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de estimular os acadêmicos a trabalharem em equipe, utilizar ferramentas computacionais e propor novas soluções na área tecnológica.
O evento envolveu estudantes da disciplina Resistência dos Materiais Estruturais, ministrada pelo professor Paulo Fernando Salvador. Na competição, os alunos são desafiados a projetar e construir uma ponte treliçada feita com fios de espaguete e colas ?epóxi?, tendo 1m de comprimento, até 50cm de altura, e peso máximo de 750g. Os projetos e cálculos das equipes são acompanhados em sala de aula, por meio de assessoramentos e painéis de discussão.
Durante a realização do evento, as equipes participaram de testes de carga, aplicando pesos no ponto central da ponte até acontecer o colapso da estrutura. A equipe campeã foi liderada pela estudante Luciane Guiland, do curso de Arquitetura e Urbanismo que resistiu ao maior carregamento. Sua ponte teve o peso de 684g e suportou uma carga de 57,9 kg.
A competição integra o projeto de extensão ?Desafios de Inovação Tecnológica?, juntamente com o Desenvolvimento de Produtos de Papelão. Os desafios integram, simultaneamente com a Competição de Robótica, o evento Technology Day, promovido pelo Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas no Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC). Neste ano, o evento está programado para ocorrer no dia 24 de outubro.
Texto: Tuane Eggers