Prova de nivelamento do Projeto i substitui proficiência em Língua Inglesa

Postado em 07/08/2014 18h41min

Por Nathália Braga

Desde o início do mês de agosto, as provas de proficiência em Língua Inglesa nos cursos de graduação, mestrado e doutorado foram substituídas pelo teste de nivelamento do Projeto i, curso de inglês da Univates. Agora, as provas são on-line, elaboradas pela Oxford University. Os níveis de classificação estão de acordo com o Common European Framework of Reference – CEFR, guia utilizado para descrever as realizações de aprendizes de língua estrangeira na Europa. Portanto, são aceitos no mundo todo.

Será considerado proficiente em Língua Inglesa o estudante de graduação que, na prova de nivelamento, alcançar aptidão para cursar o nível inglês B1. Os alunos de mestrado e doutorado serão considerados proficientes se estiverem aptos a cursar o nível inglês C1.

Para aproveitar a proficiência, os acadêmicos dos cursos de graduação devem protocolar o comprovante do resultado da prova, que confirme a licença para o nível exigido, no setor de Atendimento ao Aluno. Estudantes de mestrado e doutorado devem encaminhá-lo à Secretaria de Pós-Graduação e Pesquisa.

As inscrições para a prova de proficiência devem ser providenciadas pelo aluno, pelo site www.univates.br/sistemas/inscricoes, e podem ser feitas a qualquer momento, conforme disponibilidade de agenda. A primeira inscrição no ano será custeada pela Instituição e, a partir da segunda inscrição, o estudante pagará taxa para realizar o teste, de acordo com valor estipulado na Tabela de Preços e Serviços da Univates.

Na graduação, a proficiência deve ser comprovada até o fim do semestre em que é exigida na matriz curricular, sob pena de bloquear a matrícula para os períodos seguintes, visto que é considerada pré-requisito. Caso o aluno não comprovar a proficiência, estará sujeito a cursar obrigatoriamente a disciplina de Língua Inglesa.

A sistemática das provas de proficiência em outros idiomas, realizadas pela Univates, não sofrerá qualquer alteração. Detalhes podem ser obtidos pelo e-mail proficienciaingles@univates.br ou pelo site www.univates.br/projeto-i.

Provas TOEIC e TOEFL

Os estudantes que desejarem obter aproveitamento das provas TOEIC, TOEFL ou outras para a proficiência precisarão encaminhar o respectivo boletim de desempenho, por meio de protocolo no setor de Atendimento ao Aluno.

Para a graduação, a pontuação mínima no requisito Reading é de 300 pontos para TOEIC e 18 pontos para TOEFL. Nos cursos de mestrado e doutorado, a avaliação será feita conforme o Regimento de cada curso ou decisão do Conselho de Curso.

Texto: Nathália Braga

A partir de agosto, as provas de nivelamento do Projeto i substituem os testes de proficiência em Língua Inglesa

Tuane Eggers