Trabalho de curadoria e expografia é tema de palestra

Postado em 03/10/2014 11h40min

Por Tamara Bischoff

A Univates recebeu, na noite da última quinta-feira, dia 2, a palestra “Sobre a medida do gesto: curadoria e expografia”. A atividade, ministrada pela doutora em Artes Visuais Ana Maria Albani de Carvalho, ocorreu no auditório do Prédio 11 e contou com a participação de estudantes e professores de Comunicação Social, Design e Design de Moda, além de pessoas da comunidade interessadas no tema.

O objetivo do evento foi discutir, em termos teóricos e práticos, a atuação profissional em artes visuais, com foco nas atividades relacionadas à concepção e montagem de exposições, ou em linguagem técnica, no trabalho de curadoria e expografia. Durante sua explanação, Ana Maria revelou o que está por trás de uma exposição de arte. “Existe um longo trabalho que permite a realização desses eventos”, afirmou, acrescentando que há uma diversificada gama de profissionais e de conhecimento envolvida na concepção e montagem de uma exposição.

A palestrante disse ainda que, na arte contemporânea, a exposição é, muitas vezes, o primeiro momento em que uma obra vai a público, ou seja, a exposição cumpre também o papel de conferir visibilidade às obras de arte. “A exposição funciona como uma moldura do que entendemos como arte”, observou.

Em seguida, Ana Maria explicou a concepção da exposição “A Medida do Gesto: Um Panorama do Acervo Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul”, promovida pelo Arte Sesc – Cultura em parceria com o MACRS. Com o auxílio de imagens, ela apresentou as diferentes montagens dessa exposição nas diversas cidades em que esteve.

Em Lajeado, a exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h, no Sesc (Rua Silva Jardim, 135), até o dia 17 de outubro, e com entrada franca. A atividade tem curadoria da Ana Maria Albani de Carvalho e é um projeto educativo de Alice Benvenuti.

Texto: Tamara Bischoff

Tamara Bischoff