Referência em tecnologia de identificação, Biblioteca da Univates recebe visita de outras instituições

Postado em 13/10/2014 16h27min

Por Nicole Morás

Com a mais moderna tecnologia de radiofrequência para identificação de materiais, a Biblioteca da Univates tem recebido diversas comitivas para conhecer a estrutura do local. Na última semana, representantes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e da Bibliotheca, empresa responsável pela automação, estiveram no local. Pelo IFPB, participaram da visita o bibliotecário Marx Medeiros e o professor Paulo Ixtanio.

De acordo com a gerente da Biblioteca, Ana Paula Lisboa Monteiro, a Univates tem se tornado uma referência na área. “Além do que é possível de se diferenciar por sua estrutura física, nosso espaço tem se destacado devido à tecnologia adotada com as estações de autoatendimento e a identificação por RFID – radio frequency identification”.

Além de representantes do IFPB, a Biblioteca da Univates também recebeu, recentemente, visitantes da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, de São Paulo, considerada como um dos maiores acervos do país, contando com mais de 3 milhões de itens, entre livros, periódicos, mapas e materiais audiovisuais. Representaram a instituição paulista as bibliotecárias Alessandra Atti, supervisora de acervo da Biblioteca Mario de Andrade, e Aline Barbosa, supervisora de atendimento ao usuário.

Estrutura
O prédio da Biblioteca foi desenvolvido em concreto com fechamentos em alumínio composto e vidro. O primeiro permite a correta preservação do acervo da radiação solar e o segundo, a iluminação natural nas salas de estudo. A fachada do local conta com duas camadas: entre as duas paredes, em um espaço de 70 cm, há um colchão de ar em constante circulação. Isso promove a circulação de ar entre os dois planos e a redução da transferência de calor para os ambientes internos. Com diversas características sustentáveis, o prédio pode ser considerado ecologicamente correto.

Texto: Nicole Morás