Estádio Olímpico: novo espaço para o esporte

Postado em 12/11/2014 13h58min

Por -

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e a Univates realizam, nos dias 22 e 23 de novembro, o primeiro evento esportivo de integração entre as universidades que integram o Consórcio. O Troféu Univates/Comung inaugura o Estádio Olímpico da Univates e contará com a participação de 5 instituições: Univates, Unisinos, Feevale, IPA e Unilasalle. Os times de futebol integram funcionários, alunos e professores das instituições.

Com início previsto para às 9h do dia 22, o torneio contará com jogos durante o dia e almoço e janta de integração entre os participantes. Às 16h30min será realizada a cerimônia oficial de inauguração, com a presença das instituições, comunidade e autoridades. No dia 23, serão realizadas as finais durante a manhã e a tarde.

Segundo o Reitor da Univates e presidente do Comung, Ney José Lazzari, o momento não poderia ser melhor para marcar a integração entre as Instituições. “Estamos inaugurando, além de um espaço de prática para nossos alunos, um complexo de esporte e lazer que poderá ser usufruído pela comunidade. Neste momento no qual integramos nossas instituições em um torneio esportivo e de confraternização também comemoramos nossa recente vitória com a Lei das Comunitárias. Nesta primeira etapa tivemos 5 instituições do Comung qualificadas como Comunitárias, entre elas a Univates. É a concretização de uma caminhada conjunta em busca de uma luta que traçamos para nossas instituições”, comenta.

Saiba mais sobre o Estádio Olímpico

O Estádio conta com campo de futebol, com medidas oficiais e gramado certificado pela Fédération Internationale de Football Association (Fifa). A pista sintética de atletismo é certificada pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) e apta a sediar competições de nível internacional. Nela, poderão ser realizadas competições em diversas modalidades de atletismo, como salto em distância, salto em altura, arremesso de disco, de dardo e martelo.

Além dos ganhos esportivos, o ensino também tem espaço nas 25 salas de aula disponíveis, e algumas, inclusive, já recebem atividades neste semestre. As salas ficam localizadas na parte inferior das arquibancadas, com capacidade para receber 1.920 pessoas, incluindo espaço para pessoas com deficiência.

Conforme a política das novas edificações da Univates, que buscam a sustentabilidade, a água que irriga o campo é proveniente de duas fontes: da chuva, por meio dos telhados do Complexo Esportivo e do reaproveitamento da água do próprio campo, e de um poço artesiano. A cisterna tem capacidade para armazenar 80 mil litros de água da chuva.

Fonte: Media Press

Nicole Morás