Estudantes e professores levam o amor para as ondas da Univates FM

Postado em 12/11/2014 15h18min

Por Nicole Morás

Para aplicar a base teórica adquirida durante o curso, as disciplinas de Estágio Supervisionado realizam diversas atividades a cada semestre com o objetivo de aproximar o meio acadêmico da prática profissional. Quando essas iniciativas vão ao encontro de projetos da Instituição, como o projeto de extensão Formação Pedagógica e Pensamento Nômade (FPPN), a prática ganha ainda mais sentido. No curso de Comunicação Social, por exemplo, um grupo de estudantes aproveitou uma ideia do FPPN para produzir o "Intratável: sobre o amor, suas nuances e outros delírios", um programa de rádio que vai ao ar aos sábados, às 10h, pela Univates FM 95.1.

A atividade está sendo orientada pelo professor Cristiano Bedin da Costa, por parte do projeto de extensão, com supervisão dos professores Leonel de Oliveira e Fábio Kraemer, do curso de Comunicação Social. “No caso do Intratável, a ideia é bem simples: tomar um motivo que sirva como base, e tentar se aproximar dele a partir de vários olhares. A escolha pelo amor é quase uma obviedade, já que acreditamos que ele circula por campos como a moda, a loucura e todos os temas que temos abordado nas edições do programa”, explica Costa.

O professor acrescenta, ainda, que o grupo de estudos “Arte, Pesquisa, Educação” do projeto de extensão está realizando a leitura de “Fragmentos de um Discurso Amoroso”, de Roland Barthes. “No livro, o sentimento amoroso é pensado em sua condição atópica, ou seja, por mais que falemos sobre, por mais que tentemos entender, racionalizar e assim controlar, ele não se deixa reduzir a um sentido apenas, escapando por todos os lados. É, portanto, intratável”, justifica Costa.

No total, serão oito edições que abordam: Amor e Espera, Amor e Morte, Amor e Memória, Amor e Comércio, Amor e Loucura, Amor Bandido, Amor e Ruído e Amor e Folia. Cada programa conta com fragmentos de entrevistas, músicas, enquetes, leituras e um quadro musical apresentado pelo jornalista Marcelo Petter. A iniciativa é produzida pelos Arthur Mainardi, Clarissa Jaeger, Iasmine Schwingel, Natalia Ribeiro, Natasha Bouvier Erthal, Suzane Luíse Pereira e Tuane Eggers.

O programa estreou no dia 4 de outubro e será apresentado até o dia 22 de novembro, de foma inédita aos sábados, às 10h, com reprise nas quartas-feiras, às 22h, também pela Univates FM 95.1. "Intratável: sobre o amor, suas nuances e outros delírios" também está disponível nos links www.youtube.com/radiounivates e www.vimeo.com/intratavel.

Texto: Nicole Morás

Carina Carlan da Costa