Palestra do consultor Ricardo Leite comemora 30 anos de Administração

Postado em 09/09/2015 21h04min

Por Tuane Eggers

Em comemoração aos 30 anos do curso de Administração de Empresas da Univates, o consultor Ricardo Leite palestrou, na noite desta quarta-feira, dia 9, aos estudantes da área, sobre “Motivação para vencer desafios”. A atividade integrou a III Semana Acadêmica do Centro de Gestão Organizacional, que prossegue até sexta-feira, dia 11, com palestras, rodas de conversa e oficinas.

O evento iniciou com uma apresentação musical do tenor encantadense Vitor Delazeri Fernandes, que cantou três canções no palco do Teatro. Em seguida, o coordenador do curso de Administração de Empresas, professor Sandro Nero Faleiro, agradeceu a todos os professores, estudantes e demais envolvidos pelo sucesso do curso ao longo destes 30 anos de existência. Além disso, lembrou que o dia 9 de setembro de 2015 marca os 50 anos da regulamentação da profissão de administrador no Brasil.

Com o Teatro lotado, o consultor Ricardo Leite iniciou sua fala de tom humorado comentando sobre a motivação no ambiente de trabalho. “Não adianta nada o conhecimento se ele não se transforma em atitude, e o inverso também é válido”, explicou ele. Conforme o palestrante, a transformação somada à velocidade resulta em mudanças. No entanto, hoje as coisas mudam muito mais rápido do que em épocas anteriores. Mesmo assim, a resistência à mudança é algo natural do ser humano, para pensar em como agir depois.

Leite comentou que, diante de uma mudança, temos dois caminhos. “O primeiro chama-se adaptação: o que devo fazer na minha vida se o cenário mudou? O segundo caminho chama-se evolução, e isso significa que subirei e as coisas se tornarão um pouco mais difíceis. Mas, quando chego lá, o meu ganho será diferenciado”, ressaltou ele. Ao relacionar o tema com a motivação, acrescentou: “Isso nos ajuda em um processo de mudança. Quando sei onde quero chegar, eu fico mais motivado”, complementou Leite.

A programação da III Semana Acadêmica do CGO prossegue nesta quinta-feira, dia 10, com palestras e oficinas, estando empresários da região entre os convidados. Já na sexta-feira, dia 11, em comemoração aos 45 anos do curso de Ciências Contábeis, Cristovam Buarque - formado em Engenharia Mecânica e doutor em Economia, fala sobre “Educação: a chave para o progresso individual e social”, também no Teatro do Centro Cultural. Buarque, que é professor da Universidade de Brasília e senador da República, ministrará a palestra “Educação: a chave para o progresso individual e social”.

As inscrições ainda podem ser realizadas em www.univates.br/inscricoes/eventos. Mais informações pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5452, ou pelo e-mail cgo@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Apresentação musical do tenor encantadense Vitor Delazeri Fernandes