Estudantes recebem menção honrosa em concurso nacional de Arquitetura

Postado em 08/10/2015 09h07min

Por Tuane Eggers

Os estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Univates estão construindo uma consistente trajetória no quesito de participação em concursos. Nesta semana, uma equipe composta por quatro acadêmicos, orientados pelo professor Alex Carvalho Brino, recebeu menção honrosa no 8º Concurso CBCA/Alacero para estudantes de Arquitetura – Estruturas em Aço 2015, organizado pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA).

O grupo composto pelos acadêmicos Alexandre Engel Budiner Höllermann, Lucas Rogério Sulzbach, Lucas Richardt Medeiros e Henrique Luis Viecelin Caumo concorreu com instituições de todo o Brasil. A proposta dessa edição do concurso foi desenvolver um Centro Esportivo e Social, que deveria ser concebido em caráter de bairro, considerando a necessidade, a viabilidade e os benefícios relacionados à implantação proposta na área escolhida.

De acordo com Henrique, o grupo já havia participado de outro concurso basicamente com a mesma equipe, no qual conquistaram o terceiro lugar. “Tivemos a saída do Artur Pretto Junqueira, que está fazendo intercâmbio, mas contamos com a colaboração do Alexandre, que já tem larga experiência em concursos”, explica.

Os acadêmicos contam que receber a menção é muito gratificante, pois conseguiram aplicar o que aprendem enquanto estudantes e obtiveram retorno positivo. “Isso nos deixou bem satisfeitos e confiantes. Consideramos a participação em concursos essencial para a formação acadêmica, não apenas na busca por prêmios, mas pela oportunidade de elaborar algo a mais do que é solicitado na graduação. Além disso, adquire-se aprendizado extra por meio das pesquisas, mas, principalmente, constrói-se o conhecimento em equipe, por meio da troca de ideias”, salientam.

O curso de Arquitetura e Urbanismo está entre as opções do Vestibular Univates, que recebe inscrições, até o dia 22 de novembro, pelo site www.univates.br/vestibular.  Detalhes podem ser obtidos pelo 0800 7 07 08 09.

Saiba mais sobre o projeto
A proposta desenvolvida pelo grupo envolveu uma área parcialmente degradada da cidade de Porto Alegre. Segundo eles, o ponto carece de maiores e melhores equipamentos públicos, além de estar próximo a uma escola de Ensino Médio, garantindo a demanda e, em parte, a viabilidade do projeto. “Para a concepção da proposta, buscamos sempre uma relação com o lugar e a melhor conexão com o entorno, tanto visual quanto material, além da implantação adequada no terreno, tendo em vista o porte da edificação e o impacto que ela geraria”, comentam os acadêmicos, acrescentando que o foco da proposta era a revitalização da área, a partir da adoção de uma edificação pública.

Detalhes sobre o concurso podem ser conferidos no site www.cbca-acobrasil.org.br/arquitetura.

Texto: Tuane Eggers

Grupo composto por Lucas Medeiros, Henrique Caumo, Alexandre Höllermann e Lucas Sulzbach foi orientado pelo professor Alex Brino

Tuane Eggers

Prof. Alex Brino (esquerda) orientou o trabalho