Thedy Corrêa relaciona música a comportamentos profissionais

Postado em 21/10/2015 11h38min

Por Nicole Morás

O músico e escritor Thedy Corrêa palestrou, na última terça-feira, dia 20, para os participantes do 9º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC) e do 1º Congresso de Ciência e Tecnologia do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (ComungTEC) sobre soluções criativas. Corrêa focou sua fala no comportamento, justificando que, por trás de toda tecnologia, há seres humanos.

“Vocês me conhecem como músico e roqueiro, logo, como um vagabundo. Preciso começar a noite quebrando esse estereótipo”, iniciou ele. Corrêa explicou que, enquanto músico, precisa gerenciar questões como tempo, carreira e equipe. “A banda Nenhum de Nós completou 29 anos de estrada em 2015, sempre com os mesmos integrantes e o mesmo empresário, o que é uma raridade”, comentou ele, acrescentando o quanto há de matemática na música e fazendo relação à temática dos eventos. “Os neurocientistas já mostraram o quanto a música é eficiente, pois consegue estimular os dois lados do cérebro: aquele que lida com o lógico e com a parte matemática das canções, e também com o lado emocional por meio da melodia, do ritmo”, explicou ele.

Foi usando a música como exemplo que o palestrante propôs exercícios mentais ao público para que os presentes pensassem sobre suas atuações enquanto equipe e profissionais. Ao falar da música erudita, Corrêa destacou a harmonia como elemento principal. “Equipes que 'tocam' música erudita são equipes que trabalham de maneira harmoniosa”, analisou ele. O músico ainda relacionou o samba ao improviso e ao ritmo, o rock à inovação, e as músicas folclóricas a equipes mais tradicionais. Quanto às características individuais, Corrêa comparou o perfil profissional aos membros de uma banda. “O baterista, por exemplo, é aquele cara que fica no fundo do palco, não aparece muito, mas dá ritmo à banda. Profissionalmente, o ritmo está relacionado ao cumprimento de prazos. Se você é aquele cara que fica cobrando os colegas para fazerem as coisas em dia e gerenciando isso, você seria o baterista”, exemplificou Corrêa.

Com esses exercícios, Corrêa mostrou a importância de saber identificar suas características pessoais e de se colocar no lugar do outro nas situações de trabalho. “Como seria chegar para tocar cavaquinho em uma banda de música erudita? Isso mostra como devemos nos adaptar a diferentes processos e a nos colocarmos em diferentes situações”, analisou ele.

O 9º CCTEC engloba 10 eventos do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas: IV Semana Acadêmica da Computação e Informática; VI Semana Acadêmica da Química e Alimentos; XI Semana Acadêmica das Engenharias; XII Semana Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo; XV Semana Acadêmica do Curso de Ciências Exatas; X Workshop de Engenharia e Tecnologia – WET; V Feira de Ciências da Univates; IX Seminário de Andamento dos Trabalhos de Conclusão dos Cursos do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas; III Technology Day; e II Simpósio Agrarista. Nesta edição também serão realizados o I Encontro de professores e coordenadores da área tecnológica e Fórum sobre o ensino nas áreas tecnológicas: tendências nacionais e UAS7 Alemanha. As atividades ocorrem até o próximo sábado, dia 24. A programação completa e mais informações estão disponíveis em www.univates.br/cctec ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5227.

Texto: Nicole Morás