Professoras compartilham experiências da Escuela Pedagogica Experimental

Postado em 09/11/2015 21h19min

Por Tuane Eggers

Duas professoras da Escuela Pedagogica Experimental (EPE), de Bogotá, Colômbia, compartilharam suas experiências, na noite desta segunda-feira, dia 9, com professores e estudantes do curso de Pedagogia da Univates. Durante o evento, Gloria Escobar e Vannesa Diaz socializaram as propostas de investigação desenvolvidas por alunos e professores da escola colombiana.

Elas iniciaram sua explanação apresentando a estrutura e o funcionamento da escola. “Para nós, os valores são muito mais importantes do que as falhas ou a disciplina”, destacou Vannesa, acrescentando que a escola possui cerca de 11 livros publicados, reconhecimento por inovação educativa e convênios com diversas instituições nacionais e internacionais. “O reconhecimento não é dado aos alunos pelas notas nas provas, mas sim pela participação em nossos eventos”, comentou.

Segundo a professora, a arte, a ciência e o jogo são itens muito trabalhados no cotidiano da escola. Outro aspecto comentado por Vannesa foi o incentivo que dão aos alunos de terem uma experiência de vida independente, por meio de viagens, que acontecem divididas por faixas etárias e com diferentes durações. “A ideia é que não seja um lugar muito turístico, para que tenham uma experiência em um lugar que não iriam se estivessem de férias com a família”, acrescentou.

Gloria lembrou de um episódio com uma turma que passou por uma situação de adversidade e foi auxiliada por camponeses que moravam nas proximidades do lugar de sua viagem. Contando a história, a professora emocionou-se ao lembrar que seu filho estava no episódio e que, no ano seguinte, ela teve a oportunidade de ir ao mesmo local e entregar uma placa de agradecimento aos camponeses em nome da escola. “Nossa intenção não é que as crianças sofram, mas sim que aprendam a lidar com diferentes situações da vida. E quando eles se formam, sempre lembram dessas viagens”, ressaltou.

As professoras também falaram sobre a organização acadêmica da escola, citando que os estudantes costumam organizar assembleias quando precisam debater algum assunto em conjunto. Nesse momento, a professora Mariane Ohlweiler, do curso de Pedagogia da Univates, comentou que algumas estudantes que já realizaram intercâmbio na EPE voltaram surpreendidas com essa ação, com a capacidade de argumentação e de mobilização dos alunos.

De acordo com as docentes colombianas, a escola é dividida por ciclos, de acordo com as faixas etárias – Escuela Inicial, Segundo Ciclo, Tercer Ciclo e Cuarto Ciclo. “A cada ano, um professor, conhecendo as diferentes características das crianças, elabora um projeto, que pode ser homogêneo ou heterogêneo. Para nós, não são importantes os dados, nos interessa trabalhar o conhecimento, e então essa informação passa a ser de geral a particular, de neutra para comprometida”, salientou Gloria.

Atividades envolvendo energias alternativas, mecatrônica, manejo de resíduos sólidos, música, dança e artes visuais estão entre os projetos desenvolvidos na escola. Além da palestra, Gloria e Vannesa também participam, em sua estadia no Brasil, de outras atividades vinculadas ao curso de Pedagogia da Univates. Entre elas, reuniões do curso e uma visita a uma escola parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A EPE é uma das diversas instituições com as quais a Univates possui convênio de intercâmbio acadêmico.

Texto: Tuane Eggers

Gloria Escobar e Vannesa Diaz compartilharam experiências da Escula Pedagogica Nacional, da Colômbia