Confira os projetos premiados na 5ª Feira de Ciências da Univates

Postado em 13/11/2015 14h56min

Por -

O resultado da 5ª Feira de Ciências da Univates, evento que busca despertar talentos para a pesquisa, foi anunciado na quarta-feira, dia 11. Foram 102 projetos expostos, de 31 escolas, pertencentes a 16 municípios da região do Vale do Taquari e arredores.

O projeto destaque da Feira, com maior pontuação geral e independente do município, é premiado com um tablet. Além disso, os dois melhores classificados de Lajeado recebem Bolsa de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Como a Feira é afiliada à Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), os trabalhos que obtiveram média final acima de 4,0 poderão apresentar seu experimento no evento internacional em 2016, realizado em Novo Hamburgo.

A premiação ocorrerá no dia 23 de novembro, às 14h, no auditório do Prédio 7 da Univates. Neste dia, serão entregues menções honrosas aos três melhores trabalhos em cada uma das categorias – fundamental, médio e técnico – de escolas pertencentes e não pertencentes ao município de Lajeado.

Confira os premiados:

Projeto destaque da Feira (melhor pontuação geral):
Crendices do imaginário popular: dos 8 aos 80 anos – EMEF D. Pedro I – Alunos: Adrieli Solara de Lima Marques, Maria Eduarda Grunewald e Valentine Becker de Azevedo – Professores: Diógenes Gewehr e Mêlania F. Sulzbach – Lajeado/RS

Escolas pertencentes ao município de Lajeado – Nível: Ensino Fundamental
1º lugar: Crendices do imaginário popular: dos 8 aos 80 anos – EMEF D. Pedro I – Alunos: Adrieli Solara de Lima Marques, Maria Eduarda Grunewald e Valentine Becker de Azevedo – Professores: Diógenes Gewehr e Melânia F. Sulzbach.
2º lugar: Conhecimento dos moradores do bairro Jardim do Cedro sobre a dengue - EMEF D. Pedro I – Alunos: Lara Cristine da Silva, Gabrieli Silva de Azevedo e Gabriela Ellwanger dos Santos – Professores: Diógenes Gewehr e Grasiela Johann.
3º lugar: Na era da internet, a televisão ainda tem espaço na vida dos jovens? - EMEF Alfredo Lopes da Silva – Alunos: Ana Júlia Campos de Melo, Maria Eduarda Barbosa e Thalia Luísa Brum – Professores: Diógenes Gewehr e Juliana Schwingel Gasparotto.

Escolas pertencentes ao município de Lajeado – Nível: Ensino Médio
1º lugar: Avaliação da qualidade físico-química da água utilizada para consumo humano em propriedades rurais produtoras de leite na região do Vale do Taquari – RS - Colégio Estadual Presidente Castelo Branco – Alunos: Joana Mello, Mariê Luísa Blanger Loro e Raquel Liberatto – Professor: Mariano Rodrigues.
2º lugar: A Natureza da Onda Sonora Médio - Colégio Sinodal Conventos – Alunos: Dárvin Cassiano Posselt e Samuel Oberger Rockenbach – Professor: Elise Cândida Dente.
3º lugar: Mitos e verdades sobre as descargas elétricas atmosféricas - Médio Colégio Madre Bárbara – Alunos: Eduarda Johann, Kétlin Schneider e Natália Caroline Schwingel – Professores: Nara Regina Scheibler e Rosana Piccinin Fagundes.

Escolas pertencentes ao município de Lajeado – Nível: Ensino Técnic
Não houve inscritos nesta modalidade.

Escolas não pertencentes ao município de Lajeado – Nível: Ensino Fundamental
1º lugar: Circuito Elétrico e Jogo Matemático Fundamental - Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Pretto – Alunos: Bernardo Backendorf, Larissa Ferla, Luiza Gabriela Rockenbach – Professor: Viviane Raquel Backendorf – Cidade: Travesseiro/RS.
2º lugar: Depressão: uma tristeza que não acaba mais - Escola Municipal de Ensino Fundamental São Caetano – Alunos: Bruno Crone, Larissa Kunrath, Keli Pereira – Professor: Fernanda Cornelius – Cidade: Arroio do Meio/RS.
3º lugar: Consumo de água das famílias de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental
São Caetano /Arroio do Meio/RS – EMEF São Caetano - Raiani Eduarda Sander, Suelen Spohr Schmitz e Rafael Fröhlich – Professor: Patrícia Kroth – Cidade: Arroio do Meio/RS.

Escolas não pertencentes ao município de Lajeado – Nível: Ensino Médio
1º lugar: Caminho da Energia – EEEM Fazenda Vilanova – Alunos: Larine Moraes Guialis e Taciane Cigognini – Professor: Adriana Vanessa Fell Mallmann – Cidade: Fazenda Vilanova/RS
2º lugar: Semeadura e Meristemagem: identificação do método mais efeito para recuperação de áreas degradadas com espécies da família Orchidaceae – Colégio Santo Antônio – Alunos: Arthur Henrique Sulzbach – Professor: Mariano Rodrigues – Cidade: Estrela/RS
3º lugar: Máquina separadora de cores – Separador de lixo inteligente - Colégio Scalabriniano São José – Alunos: João Pedro Mezacasa, Vinícius Giacobbo e Maria Eduarda – Professor: Evandra Botega – Cidade: Roca Sales/RS

Escolas não pertencentes ao município de Lajeado – Nível: Ensino Técnico
1º lugar: Banco de dados de Fungos filamentosos: Ferramenta web de acesso rápido, fácil e eficiente - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Mariana Severo Debastiani, Pedro Otavio Ferri Burgel e Wellington Machado de Espindula – Professores: Heloísa Bressan Gonçalves e Timoteo Alberto Peters Lange – Cidade: Osório/RS
102 projetos foram expostos na 5ª Feira de Ciências.

102 projetos foram expostos na 5ª Feira de Ciências.