Mantenedoras comunitárias fundam sindicato patronal

Postado em 29/01/2016 11h01min

Por Elise Bozzetto

Porto Alegre - Foi aprovada na última quinta-feira, 28 de janeiro, a criação do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Instituições Comunitárias de Educação Superior no Estado do Rio Grande do Sul (Sindiman), em assembleia convocada pela Comissão de Pró-Criação da nova entidade patronal. A reunião, que ocorreu na sede do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), oficializou a fundação do sindicato, além de aprovar seu estatuto, eleger e empossar a primeira diretoria.

A presidência do Sindiman será conduzida pelo pró-reitor Administrativo da Univates, Oto Roberto Moerschbaecher. A Univates é representada pela sua mantenedora: Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates). Segundo  Moerschbaecher, o sindicato representa mais da metade dos universitários gaúchos: “São 14 mantenedoras de instituições de ensino superior comunitárias que integram, neste primeiro momento, o sindicato. Isso representa mais da metade dos estudantes universitários do RS”, avalia. Para o presidente, a fundação de um sindicato próprio é um marco para o setor. “O Sindiman representa uma categoria econômica que foi reconhecida no final de 2013, com o sancionamento da Lei das Comunitárias. Somos instituições públicas não estatais”, explica.

Os próximos passos serão de cumprimento de etapas formais de registro nos órgãos competentes e retomada do diálogo com sindicatos similares e representações que tenham relação com a categoria. “No passado, já iniciamos processo de negociação com sindicatos de trabalhadores e estamos abertos para manter esse diálogo, agora legalmente constituídos. A partir da criação do Sindiman, poderemos representar a categoria nos âmbitos tributário, fiscal e trabalhista, atuando em bloco com representatividade perante os órgãos de competência que nos regulam”, finaliza Moerschbaecher.

Participaram da reunião representantes de 17 mantenedoras de instituições de ensino superior comunitárias pré-credenciadas, mas apenas 14 assinaram como membros fundadores. Três delas manifestaram verbalmente durante a assembleia sua divergência em relação ao processo de articulação da nova entidade e desconhecimento do estatuto, argumentando, no entanto, não serem contra a criação do sindicato. A direção do novo sindicato é composta por:

Presidente: Oto Roberto Moerschbaecher – Fuvates/Univates
Vice-presidente de Secretaria: Júlio César de Bem – Ubea/PUCRS
Vice-presidente de Finanças: Laerde Sady Gehrke – Fidene/Unijuí
Vice-presidente de Relações Humanas: Aragon Alberto Bergonci – Asav/Unisinos
Vice-presidente de Ensino : Alexandre Zeni – Aspeur/Feevale
Vice-presidente de Assuntos Institucionais: Ney José Lazzari – Fuvates/Univates
Conselho Fiscal: Eltor Breunig – Apesc/Unisc, Aurelino Brites Rocha – Fat/Urcamp e Soilo Carlos Lima Conceição – Spac/UCPel

Mantenedoras presentes com suas respectivas mantidas:

Associação Antônio Vieira (Asav) – Unisinos
Associação Evangélica de Ensino (AEE) – Isei
Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) – Unisc