Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Seminário internacional debate migrações e direitos humanos

Postado em 09/03/2016 08h28min

Por Elise Bozzetto

A Univates realiza, nos dias 18 e 19 de maio, o I Seminário Internacional Migrações e Direitos Humanos. A proposta do evento é criar um espaço de discussão que reúna especialistas de diferentes áreas para refletir sobre as consequências do fenômeno migratório e suas implicações no âmbito das cidades e países nos quais eles ocorrem.

Os debates tratarão dos impactos sociais e culturais da imigração e suas relações com a garantia dos direitos humanos. O evento é fruto de um projeto de pesquisa intitulado "Imigração haitiana no Vale de Taquari, análise de um processo em construção a partir de um estudo de caso" financiado pelo CNPq e desenvolvido junto ao PPGAD (Programa de pós-graduação em Ambiente e Desenvolvimento) e ao Centro de Ciências Humanas e Sociais da Univates.

Interessados em apresentar trabalhos devem realizar a submissão até o dia 15 de abril para o e-mail migradh@univates.br. Os artigos selecionados serão posteriormente publicados na revista Signos.

Confira a programação do evento, que recebe inscrições para ouvintes a partir desta semana.

18 DE MAIO DE 2016

14h: Reunião dos GTs:
1) Relato de experiências jurídicas em defesa dos Direitos Humanos dos Imigrantes,
2) Políticas públicas de imigração e direitos humanos;
3) Infância, educação, inclusão e direitos humanos dos filhos dos imigrantes;
4) Trabalho, direitos humanos e migrações.
5) Direitos humanos e saúde da mulher.

16h: Intervalo
16h30min: Relato de experiências de movimentos sociais (indígena, quilombos, negros, agroecologistas)

19h: Encontro de três imigrantes haitianos que moram em cidades diferentes do Rio Grande do Sul, mediado por um dos pesquisadores do Grupo de Pesquisa sobre Imigração Haitiana no Vale de Taquari, da Univates.

20h: Palestra sobre Imigração e Saúde, da professora de Portugal: Natália Ramos.

19 DE MAIO DE 2016

9h às 12h: reunião dos GTs:
1) Migração e Religiosidade;
2) Feminilização dos fluxos migratórios;
3) Saúde e imigração;
4) Processos históricos e movimentos migratórios;
5) Identidade, etnicidade e imigração.

14h às 17h: Reunião dos pesquisadores sobre imigração contemporânea. Criação de um núcleo de pesquisas sobre imigrações.

19h: Coral

20h: Palestra sobre Direitos Humanos e Migrações com representante do GAIRE - Grupo de Assessoria a imigrantes e a refugiados e Professora Doutora Giuliana Redin (Migraidh, UFSM).

Mais informações e regras para envio de trabalhos podem ser conferidas no site www.univates.br/evento/migradh.

Texto: Elise Bozzetto

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas