Univates conta com mais um doutor na área da Contabilidade

Postado em 08/04/2016 15h06min

Por Nicole Morás

O professor Alexandre André Feil, do curso de Ciências Contábeis, é o mais novo doutor a integrar o corpo docente da Univates. Ele defendeu a tese “Sustentabilidade em Indústrias Moveleiras de Micro e Pequeno Porte” no Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale, recentemente. O estudo teve como objetivo desenvolver um índice de mensuração e avaliação rápida da sustentabilidade na indústria moveleira de micro e pequeno porte.

“O nível da qualidade do sistema ambiental-humano indica a distância entre este e a sustentabilidade, considerando as dimensões do quadro conceitual Triple Bottom Line (TBL) – que compreende as dimensões de pessoas, planeta e lucro. Esse tripé sugere a necessidade de ser mensurado e monitorado, preferencialmente por indicadores, subíndices ou índices. No entanto, a literatura que versa sobre o tema da mensuração da sustentabilidade evidencia escassez de trabalhos científicos produzidos com esse foco. Essa escassez representa uma lacuna que contribuiu para a reflexão originando a pesquisa da tese”, explica o professor.

Feil afirma que os principais resultados revelam que a mensuração da sustentabilidade deve ocorrer considerando-se os processos panarchy  - baseados na complexidade - para a escolha dos indicadores. “A identificação e seleção dos indicadores de sustentabilidade resultou em 12 referentes à dimensão ambiental, sete à dimensão social e sete econômicos. A aplicação do subíndice e índice de sustentabilidade revelou que a dimensão ambiental apresenta o nível mais deficiente, enquanto o mais eficiente foi o econômico. Concluiu-se que os subíndices e índice de sustentabilidade propostos, além de mensurar, também avaliam, identificando os indicadores com pontuação fraca e forte, podendo assim ajudar as indústrias moveleiras na condução de políticas e ações internas em prol da sustentabilidade”, finaliza.

O trabalho foi orientado pelo professor doutor Dusan Schreiber, com coorientação da doutora Daniela Muller de Quevedo e avaliação pela banca composta pela doutora Vanusca Dalosto Jahno, doutor Claus Haetinger e doutor Odorico Konrad.

Texto: Nicole Morás

Doutor Alexandre Feil é professor do curso de Ciências Contábeis