Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Frida Kahlo: talentosa e perseverante

Postado em 09/05/2016 09h22min

Por Ana Amélia Ritt

A flor no cabelo e a sobrancelha grossa são características que remetem a Frida Kahlo. Conhecida por ser uma mulher forte e à frente do seu tempo, a pintora mexicana tornou-se símbolo de persistência. Frida foi uma artista mexicana que teve uma vida conturbada, abalada por doenças, acidentes e histórias de amor, que revelou ao mundo por meio de suas pinturas. No dia 19 de maio, quinta-feira, sua história será abordada no Teatro Univates. A peça “Frida Kahlo, à Revolução!” inicia às 20h e os ingressos ainda podem ser adquiridos.
 
Frida morreu com 47 anos. Teve uma vida intensa. “Amou homens, mulheres, animais... amava a vida, e retratou isso na sua obra. Foi uma mulher longe de ser convencional e acredito que mesmo hoje não seria. Em função disso é admirada por muitos. Sua obra ficou mais conhecida depois de sua morte. Hoje podemos vê-la se visitarmos o México e em exposições em outros lugares no mundo”, comenta a professora do curso de Design da Univates Raquel Barcelos de Souza. “Suas pinturas e desenhos são impactantes em função da temática, das cores, das composições, da ornamentação, do estilo, muitas vezes quase infantil, inconsciente... totalmente humano, na minha opinião”, completa.
 
O seu trabalho é considerado autobiográfico. Raquel explica que isso é pelo fato de ela se retratar na grande maioria de suas obras. “Frida se considerava a sua melhor temática, já que, segundo ela, 'era o que ela mais conhecia'”, explica. Quando criança, Frida Kahlo teve poliomielite, o que a deixou com sequelas em uma das suas pernas. Mais tarde sofreu um acidente quando voltava de ônibus para casa. “Ela teve múltiplas fraturas e, em função disso, ficou internada no hospital por um bom tempo. Foi aí que ela começou a pintar”, comenta a professora destacando que há vários quadros mostrando ela deitada sobre uma cama de hospital.
 
Após esse episódio, Frida conheceu um dos maiores pintores mexicanos, o muralista Diego Rivera. Mais tarde se apaixonaram e viveram um grande amor, também retratado em seus trabalhos. “A vida dos dois era conturbada. Ela e o marido conviviam com intelectuais e artistas mexicanos e de outros países. A figura de Frida usando os trajes típicos da cultura mexicana, seus cabelos ornamentados com flores, suas pinturas e sua história pessoal já chamavam atenção nesse período”, afirma Raquel.
 
Ícone da luta pela igualdade
 
“Na minha opinião, Frida se tornou muito conhecida em função da mensagem que ela sempre passou em vida, pela sua força de viver mesmo com muitos obstáculos. Também em função de ser uma mulher muito à frente do seu tempo, sem preconceitos, com o coração aberto, amante da vida e de tudo que dela fizesse parte”, destaca a professora. Frida não pôde ter filhos em função do segundo acidente, e retratou o aborto em suas telas - “Tema até hoje questionado em muitos lugares”.
 
Raquel comenta que muitas pessoas também conhecem Frida por suas fotografias. “Sempre ornamentada e 'feliz', com flores na cabeça, roupas coloridas, brincos, anéis... diferente do que muito de suas pinturas mostram, pois nestas ela traduz a sua dor”, ressalta. Quando questionada sobre a pintora mexicana ter se tornado símbolo, também, de produtos, Raquel explica: “O 'mercado', claro, se apropriou dessa imagem e acaba criando inúmeros produtos, coloridos e alegres que as pessoas consomem”, diz lembrando também que em 2012 o diário de Frida Kahlo foi publicado no Brasil, o que contribuiu para a divulgação de seu trabalho aqui.
 
 
Peça Frida Kahlo, à Revolução! 
 
Comemorando dois anos, o Centro Cultural da Univates traz o espetáculo “Frida Kahlo, à Revolução!”. Inspirado na vida e obra da maior pintora mexicana de todos os tempos, ele será apresentado no dia 19 de maio, às 20h, no Teatro Univates. O evento tem duração de uma hora e a classificação é 12 anos.
 
 O valor do ingresso é de R$ 40,00. A venda de ingressos ocorre na Bilheteria do Teatro Univates ou pelo site da Ingresso Rápido. O horário de atendimento da Bilheteria é de segunda a sexta-feira das 13h30min às 17h e das 18h às 22h30min. A política de venda de ingressos com desconto pode ser conferida aqui.
 
Texto: Ana Amélia Ritt
Autorretrato com colar de espinhos e colibri, de 1940

Reprodução

Fotografia Frida on White Bench, 1939.

Nickolas Muray

Peça “Frida Kahlo, à Revolução!” estará no Teatro Univates no dia 19 de maio

Adriana Marchiori

Notícias Relacionadas