Pesquisadora da equipe que relacionou zika e microcefalia palestra no SISA

Postado em 11/05/2016 17h36min

Por Nicole Morás

A saúde ganha destaque na Univates na próxima semana, de 16 a 20, quando será realizado o 6° Simpósio Interdisciplinar de Saúde e Ambiente – 6° SISA, a 12ª Semana Interdisciplinar em Saúde e o 5° Seminário de Educação Permanente em Saúde da Univates, além de outros 12 eventos promovidos pelos cursos do Centro de Ciência Biológicas e da Saúde. Esta edição do evento terá como tema “Os desafios da atenção interdisciplinar para a qualidade de vida”.

A programação intensa terá nomes como a doutora Lavínia Schuler Faccini, que integra a equipe de pesquisadores que descreveu a verdadeira relação entre o vírus Zika e a microcefalia em bebês. “Os trabalhos por ela publicados saíram em periódicos importantes da área, como o Lancet e o Nature Communications -  revistas com altíssimo impacto na comunidade científica, lidas inclusive por meios de comunicação para as pautas de Saúde e Ciência ", avalia o professor doutor Ivan Bustamante Filho, que coordena as atividades da Semana Acadêmica do curso de Biologia – um dos eventos que integram a programação do 6º Sisa. Lavínia palestra na sexta-feira, dia 20, a partir 19h30min, no auditório do Prédio 9.

O médico cardiologista Fernando Lucchese, diretor do Hospital São Francisco – unidade especializada em cardiologia clínica e cirurgia cardíaca da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, também é um dos palestrantes do 6º Sisa. Ele profere a palestra "Longevidade: uma nova opção do ser humano" na terça-feira, dia 17, às 19h30min, no Teatro Univates.

As atividades são destinadas a estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área da saúde e têm o objetivo de promover debates abrangendo os desafios da interdisciplinaridade para a qualidade de vida. As inscrições para os eventos podem ser realizadas em www.univates.br/agenda/inscricoes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5454, ou pelo e-mail sisa@univates.br.

Saiba mais

Nas atividades deste ano serão abordados assuntos relativos à saúde do adolescente e HIV, promoção da saúde, saúde do homem, políticas públicas de alimentação e nutrição, acessibilidade e inclusão, longevidade e os processos de migração e saúde. A programação inicia no dia 16 com uma atração cultural, seguida de mesa de debate com Gianine Sandri e Eva Neri Rubin Pedro sobre saúde do adolescente e do adolescente com HIV. À noite ocorre a palestra “Acessibilidade e inclusão”, com a doutora Celina Camargo Bartalotti, do Centro Universitário São Camilo, de São Paulo.

Na terça-feira, dia 17, ocorre a mesa “Promoção da saúde”, com Dora de Oliveira, Antônio Carlos da Silva e Fernanda Rauber. Na quarta-feira, dia 18, as atividades incluem sessões científicas, oficinas e a palestra “Os processos de migração e saúde”, com Maria Nathália Pereira Ramos, da Universidade do Porto, de Portugal.

Já na quinta e na sexta-feira, dias 19 e 20, as atividades serão focadas nas diversas áreas, com a realização da 1ª Semana Acadêmica do curso de Odontologia; III Farmavates e II Mostra de Trabalhos Acadêmicos do Curso de Farmácia; II Jornada Acadêmico-científica do Curso de Estética e Cosmética; II Jornada do Curso de Tecnologia em Gastronomia; VI Jornada de Nutrição Clínica; V Jornada de Nutrição e Saúde Coletiva; IV Jornada de Segurança Alimentar e Nutrição; Semana Acadêmica dos Cursos de Biologia; de atividades do curso de Medicina e dos seminários de Psicologia e Esporte e de Psicoterapia familiar na clínica e na saúde pública.

Texto: Nicole Morás