Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

CEM investiga mediação pedagógica em espaços de arte

Por -

Postado em 17/05/2016


Compartilhe

O grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM) é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Univates e cadastrado no Diretório de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). ?O objetivo do projeto, que teve início em 2013, é investigar o currículo em espaços escolares e não escolares e seus movimentos escolarizados e não escolarizados?, explica a coordenadora do projeto, professora Angélica Vier Munhoz.
 
Além de três espaços escolares, Escuela Pedagógica Experimental (EPE), na Colômbia, Escola Municipal Agrícola, Florestal e Ambiental (Emafa), em Ilópolis, e Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Novo, em Lajeado, o grupo CEM também conta com dois espaços não escolares como campos de investigação da pesquisa: a Fundação Iberê Camargo, de Porto Alegre, e o Museu de Arte do Rio (MAR), no Rio de Janeiro.
 
De 4 a 9 de maio, três pesquisadores e um bolsista foram para o MAR realizar residência pedagógica. A experiência implica em uma imersão no museu, em que eles participaram de todas as atividades pedagógicas que são realizadas nesse espaço, como o programa de formação pedagógica, a visita ao Ginásio Experimental de Arte (GEA), os programas Vizinhos do MAR, o Convite à experimentação, a participação nos grupos de trabalhos (GTs) de estudos e o acompanhamento das mediações pedagógicas. 
 
A parceria com o MAR envolve a participação de três integrantes da pesquisa, por semestre, para a realização da residência pedagógica, além de realização de seminários e estudos conjuntos e, a partir do próximo semestre, a abertura de vagas para alunos da Pedagogia realizarem o estágio ?Prática Pedagógica em Espaços Não Escolares? no Museu.
 
Grupo CEM promove o Projeto Transvisões: aquarela, nanquim e pintura tridimensional
 
Com início no dia 26 de abril, o grupo CEM promove o Projeto Transvisões, que busca aproximar sete escolas municipais de Lajeado ? parceiras da pesquisa e do projeto de extensão Formação Pedagógica e Pensamento Nômade. O início das atividades deu-se com a palestra "Arte e estética: desafios contemporâneos para a docência", ministrada pela professora Dra. Luciana Loponte (Ufrgs), e segue com as oficinas e exposições que estão sendo realizadas pelos artistas Chana de Moura, Antônio Augusto Bueno e Desirée de Azambuja Hirtenkauf. 
 
O objetivo do projeto é tornar o professor um parceiro na reflexão acerca da exposição visitada e na construção de possibilidades de exploração das obras e de estratégias de intervenção pedagógica com seus alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Nessa medida, as atividades proporcionam aos participantes o conhecimento do processo criativo das obras expostas, experimentação da técnica e discussões com mediação dos artistas responsáveis.
 
Livro produzido pelo grupo CEM
 
Com a junção dos artigos dos estudos e investigações realizados pelos pesquisadores, bolsistas e voluntários do grupo CEM, o livro ?Currículo, Espaço, Movimento: notas de pesquisa? está sendo lançado ainda neste semestre. No livro também é possível conferir um artigo do fundador da Escuela Pedagógica Experimental, Dino Segura.
 
Mais informações podem ser conferidas pelo e-mail pesquisacurriculo@univates.br.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar