O trabalho desenvolvido por alunos da disciplina de Estratégia de Marketing, do curso de Administração da Univates, para o Observatório Social de Lajeado (OSL) será apresentado no painel ?Boas Práticas? do Encontro Estadual de Observatórios Sociais do RS. O evento ocorre nos dias 3 e 4 de outubro, em Lajeado.
Os planos de marketing foram elaborados pelos estudantes durante toda a disciplina, realizada no primeiro semestre deste ano, e foram entregues ao presidente do OSL, Fernando Santos Arenhart, no fim das aulas. O gestor, além de cuidar da implantação das propostas na entidade, levou-as ao conhecimento do Observatório Social do Brasil. ?Eles ficaram encantados com a iniciativa?, afirma.
A ideia da atividade surgiu com o professor da disciplina, João Carlos Britto. Ele queria utilizar o ensino pela metodologia ativa, com um estudo de caso real. ?Decidi propor um problema na área social?, diz, ao ressaltar que é desafiador formular ações para uma organização como o Observatório, que é sem fins lucrativos.
Durante as aulas, os estudantes foram divididos em grupos. A partir de pesquisas, eles identificaram questões a serem melhoradas na entidade, como formas de captação de recursos, a comunicação interna e a divulgação dos trabalhos. ?Nós usamos um método de cruzar pontos fortes e fracos da entidade com as oportunidades e ameaças de mercado?, explica o docente.
Para os estudantes, a experiência de proposição de ideias e soluções é uma forma de ter contato com a realidade do mercado de trabalho. ?Foi muito proveitoso para nós. Tivemos a oportunidade de aprender todas as áreas do marketing na prática?, enfatiza Lucas Polesi, acadêmico do curso de Administração. Além disso, a forma de atuação do OSL ? diferente de uma empresa da iniciativa privada, por exemplo ? levou os alunos a saírem do lugar comum das salas de aula. ?Nós tivemos que fazer muita pesquisa para realizar esse trabalho?, lembra Polesi.
Na opinião do presidente do Observatório, a atuação dos alunos mostra que o modelo de parceria entre universidade e terceiro setor ? formado por associações e entidades sem fins lucrativos ? gera ganhos para todos os envolvidos: ?Os alunos aprendem e fazem um trabalho voluntário, a organização recebe a prestação de um serviço que não teria condições de contratar e a universidade aproxima teoria e prática, capacitando os alunos?, acredita Fernando Arenhart.
Texto: Tiago Silva
