Três alunas do curso de Pedagogia da Univates estão no Rio de Janeiro realizando estágio curricular no Museu de Arte do Rio (MAR). Desde o último dia 19, as acadêmicas Bárbara Dutra, Daiane Schneider e Jéssica Patrícia Ribeiro estão realizando atividades de estágio referentes à disciplina de Práticas Pedagógicas em Espaço Não Escolar. Elas ficam na capital fluminense até 1º de novembro.
Conforme a professora Fabiane Olegário, a proposta do estágio no MAR é que as acadêmicas tenham práticas pedagógicas além do universo das salas de aula. Inaugurado em março de 2013, o Museu funciona como um espaço proativo de apoio à educação. Recentemente, o MAR e a Univates firmaram parceria para que o curso de Pedagogia e o grupo de pesquisas Currículo, Espaço, Movimento (CEM) possam realizar residências pedagógicas e atividades de pesquisas no local. ?O Museu tem muito forte a questão de trabalhar com a comunidade?, reforça Fabiane.
Bárbara Dutra, que está no 7º semestre de Pedagogia, considera essa uma experiência gratificante para sua formação. ?No Museu, a gente não lida apenas com uma faixa etária, com conteúdos específicos, muito menos com algo já dado?. Bárbara explica que entre as atividades que elas desempenham está o acompanhamento aos educadores do MAR durante as visitas ao Museu e também em algumas oficinas, como o Porto do Saber, o Nome do Medo e o Jardim de Ideias, além da participação em grupos de trabalho.
?Esta semana, começamos nossa prática com os educadores na programação e realização de visitas?, diz Bárbara. Para a acadêmica, essa forma de trabalho leva o estudante a pensar formas de qualificar as práticas educativas. ?Isso me ajuda como futura pedagoga, na maneira como poderei pensar minhas práticas educativas, sejam elas escolares ou não escolares?, entende.
Texto: Tiago Silva
