Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Peiex/Univates incentiva a inovação e a cultura exportadora nas empresas

Postado em 28/10/2016 17h26min

Por Tiago Silva

Há sete anos, o Núcleo Operacional do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex/Univates) está em atividades na Univates. Desenvolvido por meio de uma parceria entre a Instituição e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o foco do projeto é desenvolver a cultura exportadora nas empresas atendidas.
 
Para isso, técnicos extensionistas do Peiex trabalham juntamente aos gestores das organizações, de forma gratuita, na identificação de demandas — seja na questão operacional ou estratégias de gestão e negócios — para, depois, elaborarem um plano de ação e desenvolvimento.
 
Desde que foi implantado, o Núcleo já atendeu empresas de 45 municípios das regiões dos Vales do Taquari e Caí. Desde setembro deste ano, começou a atuar também na região do Vale do Rio Pardo. Conforme a coordenadora, Estela Gausmann, pelo atual convênio, a meta é que o projeto atenda a 190 indústrias até 2018. “Entre 2009 e 2013, tínhamos 277 demandas — ações indicadas — em comércio exterior e, em 2016, passamos para 790. A diferença revela a atenção significativa que o Núcleo passou a direcionar na área de exportação, priorizando as ações voltadas à prática internacional”, ressalta.
 
No último biênio, de 2015-2016, das 90 empresas em atendimento pelo projeto, 17 iniciaram exportação para novos mercados. “No decorrer de todo o trabalho que nós realizamos, desde o primeiro contato, preparamos a empresa para o comércio exterior. Até que isso ocorra, vamos percorrendo todo um caminho”, conta a técnica extensionista Juciane Mallmann. “Primeiramente, estruturamos a empresa no mercado interno, tornando-a mais competitiva, e depois a ajudamos a buscar oportunidades no mercado externo”, afirma.
 
A coordenadora explica que, às vezes, a empresa atendida pode entender que seu foco é o mercado local, no entanto, o acompanhamento oportunizado pelo Peiex possibilita uma nova visão, que permite ampliar sua atuação, no sentido de disseminar a utilização de técnicas e métodos voltados à modernização e capacitação empresarial.
 
“Às vezes, o gestor está tão acostumado com a mesma forma de atuação que é importante um olhar externo, como uma consultoria ou assessoria em gestão”, reforça Estela. “Como a empresa trabalha a sua marca? Como ela se comunica com o mercado? Nós atuamos para torná-la atrativa e competitiva, mostrando os caminhos de acesso ao mercado internacional. Procuramos conscientizar o gestor de que exportar é inovar”, comenta.
 
Como as empresas podem aderir
Para que a empresa seja atendida pelo Peiex/Univates, a direção pode procurar a coordenação do projeto pelo telefone (51) 3714-7013, pelo e-mail peiex@univates.br ou se dirigir ao Escritório de Relações com o Mercado (ERM) da Instituição, na sala 114 do Prédio 1. Inicialmente, será preenchida, por parte da empresa, uma ficha de inscrição. A partir disso, será agendado um primeiro diagnóstico com um extensionista do Peiex.
 
Saiba mais
As vantagens do Peiex/Univates
— Identifica o estágio tecnológico das empresas;
— Organiza a gestão e os processos produtivos das empresas, incentivando a qualidade e a busca contínua de melhorias, com foco no comércio exterior;
— Sinaliza novos desafios, como pesquisa de mercado, promoção comercial e certificação de produtos.
 
Áreas funcionais do projeto
— Administração estratégica
— Capital humano
— Finanças e custos
— Vendas e Marketing
— Comércio exterior
— Produto e manufatura
 
Texto: Tiago Silva
Técnica extensionista Juciane Mallmann e a coordenadora do Peiex, Estela Gausmann

Tiago Silva

Notícias Relacionadas