Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Sentimentos por trás de cada coreografia

Por Curso de Jornalismo

Postado em 14/11/2016


Compartilhe

Orgulho é a palavra que define o sentimento de Graziela Leidens ao ver a filha se apresentar na Mostra de Dança Univates, que aconteceu nos dias 11 e 12 de novembro. Moradora do município de Encantado, a comerciária incentiva a dedicação da pequena Luiza Simonetti, de seis anos, à dança. ?A gente sente a ansiedade junto com ela, porque é um momento novo e o grupo ensaiou o ano todo para isso. Mesmo estando ansiosa, ela está feliz assim como eu?, relata a mãe.

Graziela considera que a dança traz benefícios importantes para a filha, fazendo com que aprenda a lidar com a ansiedade e com os sentimentos, além de se relacionar melhor. Luiza faz parte do Grupo de Dança da Escola São José de Roca Sales e iniciou suas atividades na equipe neste ano.

Assim como Luiza, Aline Burlani Marques é estudante da Escola Estadual de Ensino Fundamental Anita Garibaldi e também participa pela primeira vez da Mostra. Ansiosa, ela conta sobre seus diversos sentimentos antes da apresentação, destacando a emoção, o medo, o entusiasmo e a alegria. Aline faz parte do Grupo de Dança Corpo e Movimento e integra a equipe de dançarinos há cerca de quatro anos.

Já o pequeno Gabriel Berschsmidt, de nove anos, participa pela segunda vez da Mostra de Dança Univates. O estudante da Escola Municipal São Caetano de Arroio do Meio é integrante do grupo do CTG Querência do mesmo município. Os ensaios são semanais e ocorrem sempre nas segundas-feiras. ?A dança significa para mim um momento de alegria e harmonia. Estou alegre em poder me apresentar de novo?, conta o menino.

De acordo com Patrícia Lauxen Loeblein, coreógrafa do Projeto Corpo em Movimento, de Cruzeiro do Sul, a Mostra é sempre um momento especial para os alunos, destacando o local do evento. ?Eles se sentem muito artistas por estarem aqui neste teatro lindo. Já no início do ano me perguntavam se a gente participaria e quando seria. Estão muito ansiosos para este momento?, explica.

Graduada em Educação Física e especialista em dança, ela considera que a Mostra de Dança Univates é uma oportunidade única dos grupos mostrarem seu trabalho na região. Para a coreógrafa, o mais interessante é o fato de ser Mostra, pois não há competição. O evento contou com apresentação de 31 grupos.

O olhar de quem está nos bastidores
A coordenadora da Mostra, professora Silvane Fensterseifer Isse, considera que o evento vem cumprindo o objetivo de ser um espaço no qual grupos de dança possam mostrar o seu trabalho e a diversidade possa se manifestar. ?Tem se percebido que, à medida que a mostra vem avançando, os grupos vêm se preparando melhor e se envolvendo mais?, explica, destacando também o engajamento das famílias.

Silvane avalia a Mostra de Dança como um espaço de educação artística e cultural da comunidade que a Univates vem conquistando. Para ela, a receptividade das pessoas e o interesse em produzir, assistir e pensar a dança tornam a população do Vale do Taquari uma população mais sensível e criativa.

Texto: Curso de Jornalismo

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar