Workshop em biotecnologia terá videoconferência com pesquisador espanhol

Postado em 21/11/2016 13h43min

Por Tiago Silva

Estão abertas as inscrições para o IV Biotechnology Workshop: focus on bioprocesses, que ocorre na próxima sexta-feira, dia 25, no auditório do Prédio 9 da Univates. A partir das 13h, o evento promove palestras com renomados pesquisadores da área da biotecnologia. Na edição deste ano, o workshop discutirá bioprocessos com foco em tecnologias enzimáticas e de fermentação.

A atividade contará com a participação de Roberto Fernandez-Lafuente, pesquisador do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) de Madrid — maior instituição pública dedicada ao fomento da investigação científica e tecnológica da Espanha e a terceira maior da Europa. Fernandez-Lafuente ministrará sua palestra, “Immobilization of enzymes: what’s new?”, por videoconferência. Ele atua no desenvolvimento de estratégias para o controle das interações entre sólidos e biomacromoléculas, utilizados na preparação de biocatalisadores e biossensores.

Também ministram palestras no workshop Marco Antônio Záchia Ayub, do Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFRGS; Charles Fernando Capinos Scherer, mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); e Marcelo Calide Barga, da Bio4 Soluções Biotecnológicas do Paraná.

Ayub é doutor em Biotecnologia e Engenharia de Bioprocessos pela University Of Manchester – Institute Of Science And Technology e consultor ad hoc de diversas agências de fomento, nacionais e internacionais, além de revisor de inúmeros periódicos internacionais. No IV Biotechnology Workshop, abordará o tema “Bioprocessos enzimáticos e suas aplicações”.

Marcelo Barga, na palestra “Processos fermentativos e automação industrial”, trará a experiência da Bio4, empresa curitibana que produz levedura para cervejas. E Charles Fernando Scherer abordará os avanços que a biotecnologia traz à saúde animal.

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site www.univates.br/sistemas/inscricoes, mediante investimento de R$ 30,00. A atividade é organizada pelo professor doutor Ivan Cunha Bustamante Filho e pela professora doutora Claucia Fernanda Volken de Souza, por meio do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec).

Confira a programação completa do evento:

Conteúdo/Atividade

Ministrante(s)

25/11/16

13h45min às 15h

Auditório do Prédio 9

Palestra - Immobilization of enzymes: what’s new?

Roberto Fernandez-Lafuente, doutor em Síntese Enzimática de Antibióticos pelo Instituto de Catálisis y Petroleoquímica (ICP/CSIC)

Palestra - Bioprocessos enzimáticos e suas aplicações

Marco Antônio Záchia Ayub, doutor em Biotecnologia e Engenharia de Bioprocessos na University of Manchester - Institute of Science and Technology

16h30min às 17h30min