Estudantes de Design da Univates são selecionados para evento na Austrália

Postado em 28/09/2017 13h55min

Por Ana Amélia Ritt

Com um projeto de armário adaptado para pessoas que se locomovem com cadeira de rodas, os estudantes de Design da Univates Gabriela Elise Fensterseifer, Gustavo Henrique Lagemann, Luiza Steinhaus Lisboa e Melanie Sol Bruckner foram selecionados para o evento Design 4 Health. A conferência acontece em dezembro na Austrália e reúne profissionais e estudiosos das áreas de saúde e design.

A ideia inscrita foi elaborada nas disciplinas de Ergonomia Aplicada ao Design e Metodologia Projetual e Técnicas Criativas, ministradas pela professora Sílvia Trein Heimfarth Dapper. Com 1,30 m de altura e 65 cm de largura, o armário adaptado foi projetado para solucionar um problema ergonômico que ajudasse um público específico. “Os armários que existem no mercado são parcialmente adaptados ou exigem que alguém auxilie a pessoa que utiliza cadeira de rodas”, afirmam os acadêmicos.

Sobre serem escolhidos para apresentarem seu trabalho no evento, os estudantes contam que o período de inscrição foi adiado e, por isso, o retorno sobre a aceitação demorou. “Pensamos que não havíamos sido aceitos. No início deste mês, porém, recebemos e-mail confirmando a participação, o que nos deixou muito alegres”, conta Gabriela.

O projeto foi pensado pelo grupo a partir de pesquisa teórica e uma imersão com o público-alvo. “Conversamos com cadeirantes da região e vimos o que era preciso e qual era a opinião deles sobre o produto”, explica Melanie. Luiza completa: “O armário foi criado para que não fosse de alto custo”. Apesar disso, o grupo afirma que o desenvolvimento e a venda do produto não são possíveis por não terem dinheiro para investir, mas estão abertos a receber patrocínio de empresas.

Saiba mais
A conferência Design 4 Health ocorre de 4 a 7 de dezembro em Melbourne, na Austrália. O evento é bienal e reúne profissionais de todo o mundo para discutir, disseminar e testar estudos e abordagens sobre design e saúde, alcançando impactos sustentáveis em questões sociais, econômicas e culturais.

Texto: Ana Amélia Ritt
Professora Sílvia com os estudantes Gustavo, Gabriela, Melanie e Luiza.

Ana Amélia Ritt