Teatro sedia formatura do Proerd

Postado em 29/11/2017 13h47min e atualizado em 29/11/2017 14h52min

Por Artur Dullius

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) realizou, nesta quarta-feira, dia 29, a formatura de mais de 370 alunos do município de Lajeado. A cerimônia, que ocorreu no Teatro Univates, contou com a presença de familiares dos formandos e autoridades municipais e estaduais e premiou os alunos destaques desta edição do programa.

Artur Dullius

As atividades do projeto são desenvolvidas pela Brigada Militar, em parceria com as escolas do município. Nos encontros semanais, num total de dez, um grupo de cinco policiais se dirigiu às escolas para repassar os ensinamentos aos estudantes. Nesses momentos foram abordados o combate à violência e ao uso de drogas.

Em sua fala, o reitor da Univates, Ney Lazzari, destacou a aproximação da escola e da brigada militar com a comunidade. “Olhando para esses jovens eu lembro que também passei por uma escola municipal na minha infância. Uma escola que, assim como esta Universidade, tinha um caráter comunitário, que trabalhava para o bem comum de uma região. Nós precisamos buscar qualificação e conhecimento para construirmos uma sociedade ainda melhor. E ações simples, como essa, são capazes de mudar uma realidade”, afirma.

Conheça o Proerd

Artur Dullius

O Proerd foi criado pela professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983, tendo como base o Dare (Drug Abuse Resistance Education). Atualmente o Programa está presente nos 50 estados americanos e em 58 países. No Brasil ele chegou em 1992 por meio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, encontrando-se desde 2002 em todos os estados brasileiros.

Ele é desenvolvido nas escolas públicas e particulares, no 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil (Proerd Kids) e para adultos com o Proerd para Pais, sendo realizado por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico por meio de metodologia especialmente voltada para

crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida e da importância de manter-se longe das drogas e da violência.