Univates realiza trabalho social com Fundef

Postado em 26/12/2017 09h05min e atualizado em 26/12/2017 14h37min

Por Ana Amélia Ritt

Professores e bolsistas da Univates com integrantes da Fundef durante a entrega dos móveis.

Ana Amélia Ritt

Pequenas ações podem impactar de forma grandiosa. A leitura aproxima locais e traz para perto o que parecia impossível conhecer, personagens nos mostram novas formas de viver, e um ambiente acolhedor e confortável tem influência na satisfação que esse momento proporciona. A Univates, por meio do projeto de extensão Veredas da Linguagem e do curso de Design, buscou justamente isto, incentivar a leitura e tornar esse momento ainda mais prazeroso.

Na última quinta-feira, dia 21, móveis produzidos por 24 estudantes da disciplina de Design Mobiliário, orientados pelos professores Raquel Barcelos Souza e Bruno Teixeira, foram entregues à Casa de Acolhida da Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-faciais (Fundef). Os acadêmicos tiveram o desafio de criar mobiliários com o tema leitura, sugerido nas oficinas do eixo artístico-literário do projeto de extensão, coordenadas pela professora Rosiene Haetinger.

O estudante do curso de Design Lucas Cristiano Baldissera explica que no início do semestre a turma recebeu a proposta de desenvolver algo direcionado à Fundação e que a sensibilidade da turma com o assunto trouxe resultados espetaculares.

A disposição que tivemos em realizar o trabalho é reflexo da alegria em saber que estaríamos oportunizando bons momentos para os usuários, principalmente sendo executado em uma fundação de tamanha expressão social como a Fundef
estudante de Design Lucas Cristiano Baldissera

A gerente administrativa da Casa de Acolhida da Fundef, Dorli Diehl, conta que o trabalho desenvolvido pelo projeto de extensão é muito positivo, pois desperta a curiosidade pela leitura. “Agregando isso a um espaço organizado, com os móveis criados e doados pelos estudantes, que traz mais prazer para esse momento e dá um ar diferente para o ambiente”, conta.

A provocação de criar mobiliários multifuncionais, ou seja, que servissem como local de repouso e também como espaço para acomodar livros, surgiu por meio da área de Artes da Universidade. Os professores Rosiene e Bruno, que integram a área, viram uma oportunidade de associar o incentivo à leitura com a produção de mobiliários multifuncionais, otimizando possibilidades de leitura.  “Em uma das reuniões que tivemos, a professora Rosiene comentou sobre o Veredas da Linguagem, sobre o atendimento à Fundef e a necessidade de tornar mais agradável a passagem das pessoas pela casa”, afirma Teixeira.

Além disso, os estudantes da disciplina Cor e Superfície também contribuíram com a ação. O grupo desenvolveu carimbos, a partir de uma pesquisa sobre as obras do pintor Henri Matisse, que foram aplicados manualmente em tecidos. Posteriormente, uma aluna do curso de Design de Moda costurou almofadas com esses tecidos, que foram colocadas na brinquedoteca e sala de estar. “O piso da brinquedoteca é de cerâmica e achamos que as almofadas poderiam ajudar na leitura e brincadeiras das crianças. Já na sala de estar, as almofadas possibilitam mais comodidade ao momento de descanso”, explica a professora Raquel.

Saiba mais

A Casa de Acolhida foi instalada com o objetivo de atender os pacientes e seus familiares quando vêm para consultas e outros procedimentos na Fundef. Assim, ela serve de apoio para os usuários aguardarem os atendimentos ou o transporte para casa.