Univates tem diplomado entre os destaques do Prêmio IAB/RS pelo terceiro ano seguido

Postado em 04/01/2018 09h52min e atualizado em 04/01/2018 18h17min

Por Nicole Morás

Alexandre Höllermann

Em 2017, pelo terceiro ano consecutivo, um diplomado pela Univates esteve entre os vencedores do Prêmio IAB RS José Albano Volkmer, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil no Rio Grande do Sul. Desta vez a proposta desenvolvida por Alexandre Höllermann para a revitalização e ressocialização do Hospital Psiquiátrico São Pedro foi destaque na premiação.

O projeto foi o trabalho de conclusão de curso de Höllermann, sendo escolhido pelo IAB/RS para menção honrosa entre todos os TCCs defendidos no curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates em 2016. “Os trabalhos de todas as universidades do estado podem concorrer nesta premiação em que fui laureado como destaque”, explicou ele.

Alexandre Höllermann

Segundo o diplomado, o objetivo do projeto é quebrar as barreiras que impedem o São Pedro de se ligar com a cidade e proporcionar  melhor cuidado aos pacientes crônicos. “Com as seis alas do projeto inseridas no sítio de forma respeitosa e alinhada com o prédio histórico, são propostos novos dormitórios, refeitórios, enfermaria e espaços de lazer para os internos. Já o prédio do HPSP altera a antiga função de hospício e ganha os usos de museu, teatro, restaurante e uma unidade multidisciplinar de ensino. O gramado frontal, que antes separava o HPSP da cidade com grades, agora transforma-se em praça aberta ao público, reforçando a ligação do projeto com a avenida Bento Gonçalves e suprindo a demanda do bairro Partenon por áreas verdes”, descreveu ele.

Com o mesmo projeto, Höllermann também é finalista do 28º Opera Prima - Concurso Nacional de Trabalhos Finais de Graduação em Arquitetura e Urbanismo de 2016, que recebe votação do público até o próximo dia 15 de janeiro no site http://arcoweb.com.br/operaprima/vote.

Participam da premiação os cinco melhores trabalhos de cada região do Brasil e mais cinco trabalhos que se referem ao concurso Imagine com vidro. Dentre os 30 trabalhos, cinco são escolhidos como vencedores. Höllermann fé finalista da região Sul com o seu TCC. Para o arquiteto formado pela Univates, a sensação de ganhar um prêmio é muito legal.

Durante todo o curso participei muito de concursos de arquitetura, acumulando cerca de 10 prêmios durante toda a graduação
Alexandre Höllermann

Alexandre (o segundo da esquerda para a direita) durante a entrega do  Prêmio IAB RS José Albano Volkmer.