Nicole Morás

Bacharelado em Educação Física da Univates completa 10 anos

Postado em 20/02/2018 15h23min e atualizado em 04/05/2018 13h20min

Por Leonardo Seibel

Em 2018, o curso de Educação Física - Bacharelado da Univates completa 10 anos.  A graduação busca formar profissionais com conhecimento técnico-científico e humanístico, qualificados para atuarem na prescrição, planejamento, orientação e gestão de exercícios físicos em entidades públicas e privadas, nos campos da prevenção de doenças e promoção da saúde, formação cultural, educação motora, rendimento físico-desportivo, lazer e outros relacionados à Educação Física. Nesses 10 anos, o curso formou 41 estudantes e, em março, serão mais 15 diplomados na área.

A qualidade do curso é reconhecida, sendo avaliado pelo Ministério da Educação pelo segundo ciclo consecutivo como um dos três melhores cursos do Rio Grande do Sul. A estrutura oferecida pela Instituição é outro destaque do curso. O estudante pode usufruir de espaços modernos, como campo de futebol, pista atlética, quadras de voleibol  e de basquete, entre outras instalações, para melhor desenvolver seus conhecimentos.

Elise Bozzetto

O professor e coordenador do curso, Leonardo De Ross Rosa, se mostra otimista quanto à colocação dos profissionais formados em Educação Física no mercado de trabalho. “Ainda existe déficit de profissionais, principalmente pela grande popularização das atividades físicas como princípio de qualidade de vida e saúde da população”, afirma.

Além disso, novas áreas ganham força, como a gestão do esporte e a participação efetiva na saúde pública brasileira e em clínicas e hospitais. Isso sem esquecer da recreação com o turismo, do treinamento físico individualizado, entre outros
Leonardo De Ross Rosa, professor e coordenador do curso

Programação especial de 10 anos

O curso de Educação Física da Univates promove uma série de eventos ao longo do ano para comemorar a primeira década de atividades. Confira as atividades programadas:

21/02 - 19h10min -  Aula marco dos 10 anos do curso de Educação Física com homenagem aos primeiros estudantes e professores do curso. Participação da presidente do CREF-RS, professora Carmen Masson, com palestra sobre os caminhos da profissão e a regularização de estágios.
19/03 - 19h10min - Palestra e oficina Deficiência e esporte adaptado
10/04 - 19h10min - Minipalestra Reabilitação na musculação
09/05 - 19h10min - Mercado para o profissional de Educação Física

Artur Dullius

14 a 18/05 - Simpósio Interdisciplinar de Saúde e Ambiente
14/06 - Oficina sobre voo livre
07/07 - Jantar de 10 anos
13 a 15/09 -  IX Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte,  VII Congresso Estadual de Educação Física na Escola e I Congresso Estadual de Atividade Física Física, Saúde e Treinamento
17/11 - IV Duathlon EFI/Bicivates

Interessados em participar das atividades podem se inscrever gratuitamente no site www.univates.br/sistemas/inscricoes.