Os processos de ensino sob diferentes olhares

Postado em 12/03/2018 15h34min e atualizado em 12/03/2018 15h37min

Por Nicole Morás

Pensar em ensino e aprendizagens implica necessariamente em problematizar, redimensionar e reconstruir processos educacionais, acarretando impacto no campo científico e tecnológico de um país. É com esse olhar que o Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari - Univates chega  ao seu sexto ano de atividades.

Tuane Eggers

Neste período, a produção de conhecimento pelos mestres egressos contemplou, dentre outras, questões como a formação de professores indígenas, metodologias para o ensino de surdos, processos de ensino na infância e tecnologias em sala de aula.

Em 2017 foram defendidas 14 dissertações que abordam desde questões voltadas à Educação Infantil até a aprendizagem em espaços não formais. De acordo com a coordenadora Ieda Maria Giongo, as temáticas estão em consonância com as linhas de pesquisa, que são: Ciência, Sociedade e Ensino; Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino; e Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação. Confira as dissertações defendidas:

Adriana de Oliveira Pretto - Entre-infâncias: movimentos nômades no espaço - tempo do recreio infantil - Orientadora: Dra. Angélica Vier Munhoz;

Rosane Pereira da Silva - O ensino de geociências na Educação Básica: uma análise de planos de estudos de uma rede municipal de ensino - Orientador Dr. André Jasper;

Daiane Horn - A prática reflexiva de uma professora e a sua docência junto aos bebês e às crianças pequenas - Orientadora Dra. Jacqueline Silva da Silva;

Ana Paula Dick - Aprender Experimentando no contexto da Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais - Orientadora Dra. Maria Madalena Dullius;

Marinalva da Silva Ferreira - Potencialidades e limites para o desenvolvimento de situações de aprendizagem mediadas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ciclo de Alfabetização - Orientadora Dra. Márcia Jussara Hepp Rehfeldt;

Daniela Diesel - Ação docente na contemporaneidade: o que pensam os adolescentes? - Orientadora Dra. Suzana Feldens Schwertner;

Kelly Cristina Freitas Trindade Boldrini - As potencialidades dos aplicativos Whatsapp e IMO para a comunicação de grupo de surdos em espaços informais de aprendizagens - Orientadora Dra. Ieda Maria Giongo;

Fernanda Luzia de Almeida Miranda - A formação continuada de professores de Ensino Médio integrado à Educação Profissional do IFMT - Campus Barra do Garça - e as demandas da Educação Inclusiva - Orientador Dr. José Claudio Del Pino;

Alda Leila Santos Baldez - Um olhar sobre as estratégias de ensino à luz do método ativo: possibilidades de (re)significação da prática docente no Ensino Fundamental - Orientadora Dra. Silvana Neumann Martins;

Neuza Ricardo Rodrigues - O Programa Prodocência e as contribuições para  o ensino da formação continuada dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso/MT - Orientadora Dra. Jacqueline Silva da Silva;

Maria Alice Cadete Silva Lisboa - Epistemologias que orientam processos de ensino e de aprendizagem no Curso Técnico em Agropecuária do Programa de Integração da Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do IFMA/Campus São Luís - Maracanã - Dr. Rogério José Schuck;

Michele Roos Marchesan - Programa Profuncionário: repercussões nas trajetórias profissionais de egressas - Dra. Silvana Neumann Martins (orientadora);

Fabrício Hartmann Borba - O software Visualg como recurso didático no ensino da lógica de programação - Dra. Miriam Ines Marchi (orientadora);

Katiane Vargens Oliveira - Aprendizagens em espaços não formais e o empoderamento feminino: um estudo de caso em uma associação da região amazônica - Dra. Neli Teresinha Galarce Machado.