Alunos do curso de Odontologia fazem visita a lar de idosos em Guaporé

Postado em 27/03/2018 14h05min e atualizado em 27/03/2018 16h43min

Por Nicole Morás

Com perfil generalista e humanista, o curso de Odontologia da Univates também proporciona o contato com pacientes para a formação profissional, além do desenvolvimento de habilidades técnicas. Pensando nisso, no último dia 19 de março, estudantes realizaram diversas atividades no Lar de Idosos Santa Rita, em Guaporé.

Divulgação

Participaram da visita dez alunos do Eixo de Educação Permanente II, supervisionados pelo professor Alessandro Menna Alves, e realizaram atividades recreativas com os moradores do lar, como pescaria, dança, bingo, jogo de cartas e dominó. Em seguida foram realizadas conversas sobre higiene e saúde, ressaltando a importância dos cuidados com a saúde bucal.

Entre os participantes estavam as alunas Cláudia Bach e Larissa Dauernheimer, que relatam a experiência que tiveram com a atividade e o carinho que os moradores do lar tiveram com os estudantes. “Fazer a visita ao lar Santa Rita renovou minha alma! Foi lindo ver o sorriso no rosto de cada um. Saímos de lá renovados e otimistas com a visita realizada”, conta Larissa.

Sobre a atividade, Cláudia ressalta a importância desse momento de conversas com os idosos, conhecer seus hábitos, sanar as dúvidas e proporcionar uma melhor qualidade de vida para eles. “Esse momento foi muito importante pois os idosos expuseram suas rotinas e dúvidas e nós, na medida do possível, fomos esclarecendo, sempre de uma forma simples, para que eles pudessem compreender e adquirir os novos hábitos de uma maneira saudável e não como uma imposição”, explica.

“O que mais me marcou foi quando uma senhora chegou perto de mim e pediu ‘vocês voltam amanhã?’. Isso significa que a nossa presença foi muito importante para eles”, completa Larissa.

Ao final da visita, os estudantes presentearam os idosos com garrafinhas d’água personalizadas com rótulos intuitivos, feitas pelas estudantes Cláudia Bach e Francielle Delavedova. Os “agradinhos” foram uma forma de agradecimento pela recepção e pela disposição dos idosos ao participarem das atividades propostas.

Está prevista mais uma visita dos estudantes ao Lar Santa Rita até o final do semestre, mas ainda sem data definida.