“O que ensinar a gente já sabe, mas está mudando a forma como isso é feito”

Postado em 27/03/2018 14h52min e atualizado em 27/03/2018 14h58min

Por Artur Dullius

Um iniciativa pioneira no Vale do Taquari foi apresentada na manhã da última segunda-feira, dia 26, no Teatro da Univates. Realizado pelo jornal A Hora em parceria com a Univates, o Programa de Ensino e Educação (Pense) busca estimular o aperfeiçoamento e a valorização dos professores. O momento contou com a palestra do ator e professor de História Werner Schünemann, que falou sobre a educação no Brasil e sua experiência como professor.

Segundo o diretor do jornal A Hora, Adair Weiss, este é um movimento regional que une iniciativa pública e privada para estabelecer uma relação permanente com os professores e escolas da região. “Não existe nada mais nobre do que se entregar ao ofício da educação. Ela é a base transformadora da sociedade e nós precisamos dar atenção a esses profissionais”, afirmou.

O projeto espera envolver cinco mil professores municipais, estaduais e particulares, além de 50 mil alunos do Vale do Taquari. Entre as ações propostas estão a realização de 18 caravanas educacionais nas escolas da região. Além disso, será criado um programa com ênfase no aperfeiçoamento de professores e no desenvolvimento de projetos escolares voltados para a melhoria da relação entre professor, aluno, família e escola.

Queremos estimular a produção de projetos dos professores, a fim de valorizá-los como seres humanos e reconhecê-los como educadores. Ao final, os melhores projetos desenvolvidos ao longo de 2018 serão premiados com viagens, dinheiros e cursos
Adair Weiss, diretor jornal A Hora

Para o vice-reitor e pró-reitor de Ensino da Univates, Carlos Cândido da Silva Cyrne, a expectativa é que o projeto se torne uma referência em âmbito estadual. “O grande mérito desse projeto é efetivamente trazer o conhecimento da nossa comunidade para essa iniciativa. Isso é só uma parte do que devemos e podemos fazer em reconhecimento aos nossos professores. São eles que ensinam nossas crianças a ler o mundo. Aquele gesto de carinho que eles têm com seus alunos formam pessoas melhores”, disse Cyrne.

Na sequência, o ator Werner Schünemann relembrou momentos do período que atuou como docente. Consagrado dentro das artes cênicas, Schünemann disse que é preciso rever a dedicação e a carga horária de um professor. “Com isso vamos perceber que é preciso rever o salário também. É triste pensarmos que alguns professores trabalham até 12 horas por dia e mesmo assim não encontram dinheiro para ter lazer nas férias”, afirmou o ator.

Werner afirmou também que os professores seguram uma das principais pontas da educação. Segundo ele, todas mudanças perceptíveis na sociedade impactam diretamente na forma que a educação é repassada. “É preciso se preocupar como ensinar e não com o que ensinar. O que ensinar a gente já sabe, mas o que está mudando é a forma como isso é feito. Hoje em dias todas as relações passam pela tela do celular. Trancar o aluno em uma sala de aula não é mais efetivo. Precisamos juntos pensar formas de transformar isso”, disse.

Por fim, o ator ainda fez referência ao modelo de instituições comunitárias, como a Univates.

Esse conceito por trás de uma Universidade comunitária é louvável. Só esse formato já é uma aula para todos nós. É só olharmos para esse teatro aqui. Já estive em inúmeros destes e afirmo com toda certeza que ele está entre os 10 melhores do país
Werner Schünemann, ator e historiador

Além da Universidade, o Projeto Pense conta com o apoio da 3ª CRE, da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), do Centro Regional de Oncologia (Cron) e do Sicoob.